Quem investe quer retorno — essa é uma lei do mercado que precisa ser considerada e é por causa dela que a mensuração de resultados vem se tornando cada vez mais essencial para as empresas. Por isso, o desenvolvimento de indicadores de marketing tem se tornado bastante detalhado, possibilitando que gestores, diretores e funcionários saibam a exata efetividade de cada campanha realizada pela organização.

Além da satisfação de ver e comprovar o resultado prático das ideias surgidas na mesa de reunião, mensurar resultados possibilita que você estime o retorno que cada campanha pode oferecer para a empresa, seja pelo lado financeiro, seja pelo fortalecimento da imagem, seja por diversos outros fatores.

Portanto, se você faz campanhas de marketing e ainda não começou a medir resultados, chegou a hora de conhecer alguns dos principais indicadores do mercado. Vamos lá?

Resultado das campanhas de mídia

Ao realizar uma campanha de mídia, você deve considerar canais que ofereçam a possibilidade de se mensurar os resultados. Atualmente, isso não é tão difícil quanto era no passado, quando a área de marketing dependia, basicamente, de pesquisas boca a boca. O Google Analytics, por exemplo, é uma ferramenta bastante completa, que oferece números importantes, como quantidade de cliques, origem de tráfego, vendas geradas a partir da publicidade etc.

Não se esqueça, também, de explorar as ferramentas disponibilizadas pelas mídias sociais, como curtidas, compartilhamentos e comentários. Eles são muito importantes para que você verifique o engajamento da ação realizada.

Custo por lead

Existe uma diferença entre um consumidor comum e um lead — esse último é tudo o que uma empresa deseja após uma campanha, já que se trata de um potencial comprador. Ou seja, transformar um consumidor em lead é o que aproxima os seus clientes da compra dos seus produtos.

O indicador de custo por lead é importante, pois mede o quanto em recursos foi empregado para que cada consumidor transforme-se em lead. Esse dado ajuda a mensurar a efetividade e o custo da campanha empreendida.

Estágios do funil

O funil de marketing não chega a ser um conceito novo, mas vem crescendo bastante no mundo digital. Trata-se dos estágios pelos quais um cliente passa até, finalmente, adquirir o produto ou serviço de uma empresa. O funil tem três fases: a inicial, chamada de atração; a de consideração, que é quando o cliente efetivamente começa a pensar em adquirir o produto; e a parte final, quando a compra é consolidada, que é chamada de fundo.

Se cada um desses estágios for bem trabalhado, a chance de sucesso da sua campanha é enorme.

Custo por Aquisição de Cliente

Calma, esse índice não significa que você vai passar a comprar clientes! Porém, assim como o custo por lead, esse indicador também ajuda a mensurar os custos envolvidos na sua campanha.

Nesse caso, o valor é calculado a partir do momento em que a venda é efetivamente realizada (fundo do funil, lembra?). Assim, você saberá se a sua campanha teve efetividade financeira ou não.

Retorno do investimento

Esse é um índice muito utilizado em qualquer investimento. Trata-se do cálculo da taxa de retorno que um investimento em marketing oferece, ou seja, o quanto você ganhou com a campanha realizada.

Se você tem sentido pouca firmeza nos resultados das suas campanhas, experimente adotar esses indicadores de marketing! Eles darão uma nova visão do seu negócio e ajudarão a tornar seus esforços mais efetivos! Se você quiser saber mais sobre esse e outros temas relacionados, siga nossos perfis no Facebook, no LinkedIn e no YouTube!