O uso de ferramentas integradas de gestão comercial nas empresas otimiza os processos de marketing e vendas, auxilia na captação e conversão de leads, além de estreitar o relacionamento com os clientes. Portanto, qualquer estratégia comercial que tenha como meta a melhora nos resultados, precisa incluir soluções tecnológicas, especialmente se o público-alvo tem presença constante na web.

Adotar sistemas integrados que amparem e facilitem o trabalho de colaboradores e fornecedores, bem como apostar em ferramentas de gestão do relacionamento com o cliente são estratégias indispensáveis num mercado cada vez mais competitivo e tecnológico. Além disso, algumas soluções possibilitam a obtenção de informações valiosas, como o ticket médio e o índice de satisfação de cada consumidor.

Se você pensa em adotar ferramentas que auxiliem os processos comerciais na sua empresa, existem 5 que precisam ser consideradas. Veja mais sobre cada uma delas!

1. Customer Relationship Management (CRM)

Um sistema CRM, ou gerenciamento do relacionamento com os clientes, simplifica e otimiza os processos de interação com o público, além de entregar novos canais de comunicação.

Algumas das suas funcionalidades incluem:

  • Gestão e-mails

  • Acompanhamento de pedidos e propostas

  • Planejamento de campanhas automatizadas

  • Colaboração entre funcionários de diferentes áreas e até com fornecedores no atendimento a consumidores

  • Troca de mensagens e comunicados de forma rápida

  • Gestão de contas e contatos

  • Realização de pesquisas.

E o melhor é que alguns sistemas geram relatórios sobre esses processos, de modo que seja possível entender melhor como o cliente se relaciona com a empresa e qual o histórico de interações. Também qualifica melhor a base de dados para análises estratégicas.

2. Workflow

Uma ferramenta de workflow (fluxo de trabalho) organiza os processos na área de vendas, permite a entrega de uma experiência positiva aos clientes, ajuda na gestão graças a indicadores chave e até favorece a integração de agendas entre vendedores. Ou seja, ampliando a colaboração, a comunicação e o trabalho de equipe.

3. Cloud Computing

O cloud computing, ou computação em nuvem, é uma tecnologia que se consolidou no mercado e tem atraído a atenção de micro, pequenas e médias empresas nos últimos tempos. São várias as ferramentas disponibilizadas por meio dela, como agenda eletrônica, sistemas de notas e armazenamento virtual.

Tais itens agilizam e facilitam a gestão de rotinas na área comercial, tendo como principal vantagem a sua acessibilidade em qualquer ponto com conexão à internet.

4. Enterprise Resource Planning (ERP)

Um sistema ERP integra os processos de uma empresa num só local, favorecendo e simplificando a sua gestão.

A partir do uso do ERP é possível tratar questões chave, como: controle financeiro empresarial, controle de estoque, controle seus orçamentosvendas e ordens de serviços, controle todos os boletos emitidos e pagamentos, emissão de notas fiscais e muitas outras funcionalidades. Veja aqui um exemplo de ERP bastante versátil e adequado ao mercado atual.

Quando integrado ao CRM, as possibilidades de obtenção de informações estratégicas sobre os clientes aumentam, além de interligar o setor comercial e de marketing aos demais de forma dinâmica.

5. Business Intelligence (BI)

A implementação de uma ferramenta de Business Intelligence (inteligência de negócios) favorece a tomada de decisões graças à captação de dados estratégicos sobre hábitos de clientes. Também permite monitorar e ajustar o foco no cliente, integrando dados de diferentes fontes de contato com ele. Até a gestão interna pode ser avaliada, facilitando ajustes e readequações operacionais.

Além de adotar as ferramentas acima, é importante que o gestor avalie a capacidade delas de se integrarem umas às outras, de modo que facilitem o fluxo e a obtenção de informações estratégicas. Existem soluções tecnológicas que permitem essa integração, incluindo alto nível de customização conforme as necessidades de cada empresa.

Dessa forma, a equipe comercial poderá gerenciar a relação com os clientes graças ao CRM, enquanto sua ferramenta de BI analisa os dados obtidos. Usando a ferramenta de workflow os vendedores poderão se preparar para o atendimento, podendo acessar informações em soluções na nuvem independentemente de onde estejam.

Ou seja, as vantagens dessa integração de ferramentas nos processos comerciais são amplas e podem oferecer um diferencial positivo para o negócio, incluindo informações estratégicas para a tomada de decisões.

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