Cliente satisfeito, certamente, é um dos objetivos de todas as empresas que desejam ter os seus produtos ou serviços bem aceitos no mercado, não é mesmo? No entanto, promover uma experiência satisfatória pode trazer muitos outros benefícios, inclusive, no sentido de motivar consumidores em potencial a comprar com você.

Para saber mais sobre satisfação do cliente, veja como usar a favor do seu negócio, confira nesse artigo os tópicos a seguir:

  • Reviews próprios e de terceiros
  • Feedback espontâneo
  • Pesquisas de satisfação
  • Ações de fidelização
  • Atendimento ao cliente
  • Evite filas na sua empresa

Reviews próprios e de terceiros

Quando o seu cliente fica satisfeito se transforma em uma ótima ferramenta de marketing. Não só porque as chances delevoltar a comprar o seu produto ou serviço são maiores, mas também porque ele se torna uma publicidade ambulante. Afinal, no dia a dia, um assunto bastante comum entre consumidores é sobre o que adquiriram.

Ou seja, mesmo em tempos de alta tecnologia, o boca a boca continua sendo uma forma muito eficiente de fazer marketing. No entanto, para que as boas impressões que os seus clientes possuem recebam maior visibilidade, uma dica é apostar nas avaliações online, atualmente, bastante populares.

Existem muitos sites que funcionam como termômetro para os mais diversos produtos e serviços, sendo essencial a sua empresa monitorá-los e saber o que os seus clientes têm a dizer. No entanto, é possível ter no seu próprio site um mecanismo que permita aos consumidores fazerem reviews a respeito dos itens que adquiriram.

Feedback espontâneo

Outra forma de como usar a satisfação do seu cliente a favor do seu negócio é oferecendo canais para que ele faça um feedback espontâneo. Para tanto, é possível se valer de chat ao vivo, e-mail, telefone, whatsapp e mesmo outras redes sociais, como o Facebook, além de demais canais de comunicação que sejam convenientes para o seu empreendimento.

A questão é que para todos eles é preciso haver uma equipe preparada para receber esse feedback e, por isso, você pode escolher apenas entre alguns deles para um melhor gerenciamento. De qualquer forma, esses canais colaboram em muito na hora de medir a satisfação dos seus clientes.

Já para que os feedbacks ganhem maior visibilidade, uma forma de valer-se principalmente dos casos de satisfação do cliente é transformando-os em depoimentos. E no site da sua empresa, por exemplo, pode haver um espaço destinado a eles.

Pesquisas de satisfação

Esse é mais um mecanismo importante, sendo as pesquisas de satisfação mais uma forma de avaliar o nível de contentamento dos consumidores dos seus produtos e serviços ou mesmo com a marca em si. Para tanto, é possível criar pesquisas, que hoje são muito simples de desenvolver usando ferramentas gratuitas disponíveis na internet.

Depois, basta pedir para que os clientes respondam-na, o que pode ser solicitado após a conclusão de uma compra. Para garantir que um maior número de clientes a realizem, você pode dar um brinde, como descontos na próxima compra.

Ações de fidelização

A satisfação do cliente também pode ser usada na conversão de vendas com as ações de fidelização. Ou seja, já que as chances de clientes satisfeitos voltarem a sua loja para comprar mais produtos são grandes, vale a pena investir em estratégias para motivá-los a fazer isso mais rapidamente.

Não são apenas os programas de fidelidade que entram nessa estratégia, como também as ações que estimulem os clientes às novas compras. Exemplos são os descontos oferecidos em uma segunda compra, ofertas enviadas por e-mail, descontos por conta de datas comemorativas, etc.

Aproximar-se dos clientes por meio das redes sociais é mais uma forma de apostar nas ações de fidelização.

Atendimento ao cliente

Manter um canal de comunicação estreito com os clientes da sua empresa também é uma maneira de promover a sua fidelização, afinal, desse modo, é possível qualificar o atendimento e, quando esse é feito de modo adequado, as chances de satisfação estão garantidas.

 A Vórtice é especialista em relacionamento e inteligência sendo uma plataforma de fidelização. Para isso, nos oferecemos workflow, no qual é possível modelar, medir e controlar seus processos internos; CRM, oferecendo dados para criação de estratégias de fidelização; e BI que transforma os dados em conhecimento.

Evite filas no seu estabelecimento

O que os empreendedores mais ouvem e dizem é: “o cliente tem sempre razão”, mas você também está preocupado com o tempo do seu consumidor?  A questão é que além de querer o seu produto o cliente possui inúmeros outros compromissos e, por isso, manter a sua loja organizada e com um bom sistema de vendas garante e fidelização do cliente, já que ele identifica o seu estabelecimento como o lugar em que é possível cumprir seus objetivos e sem perder muito tempo. Para isso, a nossa dica é que você busque alternativas para melhorar a organização como, por exemplo, ter um sistema PDV online na sua empresa, permitindo que você realize vendas com um clique.

Ademais, utilizar um programa para controle de vendas e estoque acelera e organiza as vendas, além de controlar o estoque automaticamente assim que uma transação é efetuada. Dessa forma, você ganha tempo, dinheiro e muitos clientes satisfeitos.

Nossa dica final é que você conheça o nosso parceiro GestãoClick, um ERP cloud, no qual você encontra as funcionalidades acima e ainda pode controlar diversos outros setores da sua empresa.