O comportamento do consumidor jamais será algo fixo, afinal, ele muda conforme o contexto social e a época. Se pensarmos no público que faz compras pela internet, os hábitos são ainda mais distintos.

Então, se o seu objetivo é vender cada vez mais, independentemente do produto ou do serviço que você oferece, é preciso conhecer as mudanças que estão acontecendo.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o comportamento do consumidor e o que tem mudado? Então, continue acompanhando o post e veja o que fazer para acompanhar essas alterações! Boa leitura!

O que é o comportamento do consumidor e por que é importante compreendê-lo?

O comportamento do consumidor é simplesmente o estudo de como as pessoas tomam decisões sobre aquilo que adquirem, o que precisam, o que desejam e como elas agem em torno de um serviço ou produto, empresa ou marca.

Nesse cenário, é importante entender o comportamento do consumidor para compreender como os potenciais clientes vão responder a um novo serviço ou produto e identificar novas oportunidades que não estão sendo atendidas no momento.

Quais as principais mudanças no comportamento do consumidor?

Agora que você já sabe o que é o comportamento do consumidor e por que é tão importante entendê-lo, chegou a hora de conferir quais são as principais mudanças que aconteceram, certo? Então confira algumas!

O interesse por anúncios não existe mais

No passado, a forma mais rápida de atingir clientes era a partir do investimento em anúncios o tempo todo. Como o comportamento do consumidor mudou, hoje, quem procura uma empresa ou marca é o próprio cliente. Isso porque ele passou a gostar de ser parte ativa na relação de consumo. Portanto, anúncios acabam incomodando os consumidores atuais.

A busca por soluções acontece na internet

Uma das características mais relevantes do comportamento do consumidor é a autonomia no momento de buscar respostas. Se, antes, o cliente confiava em opiniões de terceiros, hoje, ele já aposta no “faça você mesmo”.

Para solucionar a maioria dos seus problemas, o consumidor pesquisa na internet. Por isso que os vídeos e artigos de blog que resolvem pequenos problemas estão em alta.

A espera não é legal

O consumidor não gosta de esperar muito tempo para ter os seus problemas resolvidos. Ele quer respostas rápidas e quer que a marca o trate com respeito!

As burocracias devem ser evitadas

Esta é uma característica que não pode deixar de ser dita: o cliente moderno deseja comprar com rapidez e com zero burocracia.

Processos complicados, confusos e muito demorados são desestimulantes e acabam resultando na desistência da compra. Desde a atração até o convencimento, somente as informações realmente importantes devem estar presentes.

As novas tendências de mercado são interessantes

Todas as pesquisas de mercado têm apontado para a mesma realidade: o consumidor quer ser o primeiro a experimentar as novas tendências.

Todos os dias, novidades em diversos setores são lançadas. São novos serviços, processos, produtos e muito mais, e o consumidor não quer aguardar muito para colocar as mãos naquilo que é novo.

Como as empresas podem lidar com essas mudanças?

Bom, é fundamental que as empresas conheçam as necessidades desse consumidor e, claro, os fatores que influenciam o seu comportamento.

Está cada vez mais difícil entender a jornada de compra dos clientes. São vários canais e fatores que tornam o processo de decisão de compras menos linear. Por isso, é interessante saber quais são os fatores que influenciam o comportamento deles, como faixa etária, classe social, se são clientes mobile, online ou offline, motivações, angústias e desejos, experiências anteriores etc.

Hoje em dia, o consumidor tem muito mais fontes de informação sobre os produtos ou serviços que adquire, o que faz com que ele seja bem mais exigente com o valor, a qualidade, a comodidade, a praticidade e a agilidade do processo de compra.

Por isso, é importante que as empresas estejam sempre um passo à frente, compreendendo o comportamento do consumidor a fim de suprir as suas vontades e necessidades.

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