Lidar com o setor de relacionamento com o cliente tem se tornado uma tarefa bastante complexa, considerando as mudanças comportamentais do consumidor que têm sido cada vez mais recorrentes nos últimos anos por causa da popularização do acesso à internet.

Constantemente conectado, muito mais exigente em relação às marcas de produtos e serviços que consome e sempre atualizado em relação às tendências do mercado, o consumidor 4.0 tem um perfil muito específico, mas que pode ser analisado em suas estratégias de relacionamento e fidelização.

Portanto, neste conteúdo mostraremos as melhores práticas para que você se relacione com o consumidor da era digital. Acompanhe a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

Quem é o consumidor 4.0?

Como já foi dito, conectividade é a palavra-chave. No entanto, esse público também tem um grande conhecimento em relação às marcas e sabe que pode impulsioná-las ou destruí-las com apenas alguns toques na tela do celular.

Diferentemente do consumidor da era passada, que procurava apenas por empresas que oferecessem algo que fosse ao encontro dos seus valores, o cliente da era digital busca um relacionamento humanizado e que se realize por meio dos mais variados canais de comunicação, como as redes sociais.

Quais suas características?

A conectividade fez com que esse novo consumidor se empoderasse, já que todas as informações sobre o produto/serviço e o mercado estão disponíveis a poucos cliques de distância. Sendo assim, suas principais características são:

  • confia mais nas avaliações de outros clientes que nas ações de promoção da empresa sobre o produto;
  • tem familiaridade com o âmbito digital;
  • não tem disponibilidade de tempo para prestar muita atenção em uma única marca;
  • é bombardeado com inúmeras informações o tempo inteiro.

Isso significa que estabelecer um relacionamento com o cliente 4.0 é uma empreitada que exige muitas pesquisas e análises sobre seu comportamento, necessidades e anseios.

Como se relacionar com esse cliente?

Agora que você já tem mais conhecimento sobre o perfil do consumidor moderno, mostraremos alguns aspectos que devem ser considerados na construção desse relacionamento.

Invista em uma estratégia omnichannel

Ao caminhar por locais públicos, como no shopping, em uma praça e principalmente nos transportes públicos, é possível notar que apesar de todas diferenças de gênero, etnia, idade e poder aquisitivo aparentes, a grande maioria das pessoas têm algo em comum: estão conectadas à internet por meio de um smartphone.

Isso significa que não é preciso ser um especialista para notar que expandir os meios de contato da empresa é uma necessidade de sobrevivência no mercado, não é mesmo?

Porém, expandir os canais de comunicação é sinônimo de muito mais trabalho para a equipe, o que pode abrir margem para defasagens e problemas para atender à nova demanda.

Por isso, investir em uma estratégia omnichannel é o melhor caminho para unificar todos os pontos pelos quais seus clientes entram em contato com sua marca em um único ambiente, facilitando a gestão e, é claro, melhorando o relacionamento.

Humanize a linguagem de seus chatbots

Chatbots são ótimas ferramentas para o setor de atendimento das empresas, pois oferecem uma infinidade de benefícios, como a disponibilidade em tempo integral, a otimização da produtividade da equipe e até mesmo a melhoria no setor de pós-vendas.

Contudo, para que os chatbots deem ótimos resultados como retorno, é imprescindível que eles utilizem uma linguagem de comunicação humanizada. Afinal, são duas prioridades do consumidor 4.0 em uma única ação: comunicação por meio de tecnologia e personalização do atendimento.

Foque na experiência de compra

Todos os esforços e investimentos que sua empresa faz para melhorar o relacionamento com o cliente têm o mesmo objetivo: proporcionar uma experiência de compra positiva.

Ter experiências positivas com a marca é uma das maiores exigências do cliente da era das redes sociais, serviços de streaming, tecnologias mobile e ascensão dos meios de comunicação e consumo digitais.

Sendo assim, todos os canais de contato da empresa e metodologias utilizadas devem ter como foco a experiência que, juntos, proporcionarão à peça mais importante de toda a organização: o consumidor.

Como você pôde conferir, ter um relacionamento com o cliente moderno não é uma tarefa simples. Mas se a empresa acompanhar as tendências tecnológicas e se manter próxima de seu público-alvo, o processo se torna natural.

Agora que você já conhece as melhores práticas para incrementar o relacionamento com o cliente, não deixe de conferir também nosso artigo sobre como criar uma estratégia de CRM!