A fidelização sempre foi uma meta das empresas. No entanto, nem sempre é uma tarefa simples manter a clientela. Atualmente, ela é ainda mais difícil, considerando que os consumidores estão mais exigentes e esclarecidos sobre certos assuntos, o que aumenta sua rotatividade.

Quando o percentual de rotatividade externa é alto, a empresa perde competitividade e tem que gastar mais, investindo continuamente na captação de novos clientes. Os gastos com fidelização tendem a ser menores que aqueles empregados na busca por novos consumidores.

Uma das estratégias eficazes para manter um relacionamento duradouro com os clientes é investir na tecnologia. Os recursos tecnológicos ajudam a valorizar ainda mais a empresa e a atrair a atenção dos consumidores. Um grande exemplo de tecnologia eficaz é a realidade aumentada na fidelização. Veja como ela pode ser utilizada!

A interatividade

Uma das principais características de algumas tecnologias é que elas permitem a interação otimizada do cliente com a marca. Ele ganha mais autonomia, tornando-se um elemento mais ativo no processo de comunicação.

A realidade aumentada (RA) é uma forma de tecnologia semelhante à realidade virtual, mas que não deve ser confundida com ela. Na realidade virtual (RV), a pessoa interage com um mundo diverso do mundo real, ou seja, ela sai da realidade e mergulha no universo digital.

Com a RA, os usuários podem interagir com a própria realidade de uma maneira exclusiva. Os aspectos do mundo virtual são levados para a realidade.

O entretenimento

A realidade aumentada também proporciona entretenimento ao cliente. A maioria das pessoas gosta de diversão e de lazer, então, nada melhor que oferecer para elas a oportunidade de divertir-se durante a negociação.

O divertimento favorece o engajamento voluntário do consumidor com a marca. Tudo que desperta alegria e satisfação sensorial é agradável.

Certamente, recursos dessa natureza aumentam as chances de fidelizar vários clientes. Vale a pena incorporá-la entre as técnicas de comercialização.

A educação

Essa ferramenta ainda contribui para educar o usuário. É possível passar informações sobre determinado assunto, ligado direta ou indiretamente às atividades da empresa.

Antes de adquirir determinado produto, os consumidores procuram aprender mais sobre ele, procurando informações em fontes diferentes.

A educação do cliente durante as operações de vendas é importante. Fazer esse trabalho é mais fácil quando os funcionários contam com ferramentas tecnológicas. A realidade aumentada propicia aos interessados a oportunidade de saberem mais sobre o produto e a empresa, estimulando uma interação pessoal que educa e diverte ao mesmo tempo.

A inovação

O gestor pode desenvolver estratégias exclusivas e inovadoras para engajar seus clientes e contar com diferenciais relevantes no mercado em que atua. Tal como o 3D e a RV, a RA também é uma inovação cuja tendência é crescer, conquistando um espaço cada vez maior no cenário econômico e corporativo.

Inovar é uma palavra-chave para o sucesso dos negócios modernos. Porém, é importante realçar que se deve inovar com os pés no chão, inserindo as tecnologias motivadoras em um contexto específico, sem exageros e nem sensacionalismo.

Um dos perigos da inovação é que ela pode despertar um elevado interesse nos primeiros momentos e, depois, cair no esquecimento. Esse risco deve ser gerenciado e evitado.

A realidade aumentada tem todas as características para se manter uma inovação atrativa, que nunca perderá seu encanto mesmo perante o surgimento de outras tecnologias, que podem aprimorá-la e fundir novos recursos a ela — e não eliminá-la.

Quanto mais entendermos as necessidades e os desejos dos consumidores, mais chances teremos de traçar estratégias eficazes e aplicar recursos úteis que estimularão a confiança deles na marca, favorecendo a fidelização. A realidade aumentada é uma ferramenta dinâmica que permite a interatividade, a diversão, a educação e a inovação — por essas qualidades, ela é recomendada como recurso que melhora o relacionamento da empresa com o cliente.

Deseja saber mais sobre realidade aumentada na fidelização? Entenda sobre o programa de fidelização na mente do cliente, do patrocinador e de toda a equipe!