Conquistar a confiança dos clientes é um processo diário que começa com o preenchimento das expectativas e termina num follow-up qualificado, capaz de assegurar a valorização de cada consumidor.

Quando perguntados sobre as razões que os levam a fazer negócios com uma empresa, clientes podem citar inúmeros motivos. De preços competitivos a atendimento qualificado, todas as etapas no relacionamento com o consumidor são relevantes na construção de um público fiel.

Confira algumas dicas de como sua organização pode investir nessa confiança e se tornar a favorita em um mercado cada vez mais competitivo!

1. Recorra à transparência para conquistar a confiança dos clientes

Transparência é um dos aspectos mais importantes na hora de conquistar a confiança dos clientes. Entretanto, muitas empresas têm dificuldades para chegar a um acordo e entender o que isso realmente significa. Clientes são inteligentes e sabem quando você está sendo verdadeiro.

Honestidade é a melhor alternativa, e seu consumidor saberá apreciar o fato de que você não constrói expectativas que não consegue cumprir. Tente não esconder seus erros, seja direto na abordagem e não anuncie qualidades que seu produto não pode entregar. Implemente a transparência em seu jeito de fazer negócios para construir relacionamentos duradouros.

2. Não cobre mais do que um produto ou serviço vale

Um dos segredos para o sucesso é cobrar o preço certo pelos seus produtos e serviços. Errar para mais ou para menos pode ser igualmente prejudicial. No primeiro caso, sua empresa terá dificuldades para manter-se no mercado, enquanto no segundo poderá ser vista com desconfiança pelos consumidores.

Conheça os preços praticados pela concorrência e tenha em mente que clientes têm cada vez mais recursos disponíveis para compará-los. Portanto, não é difícil descobrir quando estão sendo cobrados por mais do que recebem em troca. Conquistar a confiança do consumidor exige, antes de tudo, ajustar sua contrapartida.

3. Seja consistente em suas entregas

A capacidade que um cliente tem em confiar na sua marca depende da consistência demonstrada por ela ao longo dos anos. Quando um consumidor pode antecipar seu comportamento com facilidade, ele tem maior probabilidade de confiar em seu negócio.

Seja consistente e mantenha o padrão de atendimentos e entregas para atingir níveis de fidelização extraordinários.

4. Não fale mal da concorrência

Se for preciso trazer à tona os serviços de um concorrente, seja respeitoso. Alguns profissionais de vendas acabam pecando na hora de mencionar outras empresas, tratando seus produtos e serviços de forma pejorativa na expectativa de fechar negócios.

Em geral, a estratégia não funciona e faz sua marca parecer imatura aos olhos do consumidor.

5. Invista no follow-up

Quando sua marca estabelece um relacionamento com o cliente, aumenta as chances de receber suas recomendações. Formalize interações por telefone com um e-mail de acompanhamento, certifique-se de ter a abordagem adequada para cada contato e não se esqueça de um cliente depois de fechar negócio.

Caso um cliente não ofereça feedback espontaneamente, solicite-o. Isso mostra que você se importa com a qualidade do trabalho, e não só com os lucros. Demonstre empenho em atender e superar suas expectativas e deixe claro que sua empresa está disposta a se tornar cada vez melhor.

Conquistar a confiança dos clientes é um esforço constante. Siga a Vórtice nas redes sociais ― Facebook e LinkedIn ― para receber outras dicas poderosas e aprender como aprofundar seu relacionamento com o consumidor!