É sabido que é muito mais barato reter clientes do que conquistar novos. Pensando nisso, existem várias estratégias que buscam ajudar empresas a manter seus consumidores ao seu lado. Um bom exemplo é o programa de fidelização, que consiste na ideia de oferecer recompensas continuamente para conquistar a lealdade do público-alvo.

O intuito dessas ações é potencializar vendas, bem como aprimorar a manutenção do relacionamento dos usuários com a instituição. Por mais que esse sistema tenha um grande potencial, é preciso ter muita atenção ao implantá-lo e reforçar a preparação de todas as etapas para contornar erros e desafios. Afinal, para ter sucesso, esse sistema exige muito mais do que apenas oferecer descontos e brindes para os clientes.

Neste post, você vai entender melhor como ele funciona e suas vantagens para cada um dos perfis envolvidos: o cliente, o patrocinador e a equipe. Continue lendo e saiba mais!

Quais são os benefícios de um programa de fidelização para o cliente?

Para o consumidor, a percepção de que ele está ganhando algo a mais ao voltar a fazer negócios com uma empresa é muito válida. Isso faz com que ele tenha uma imagem mais positiva da instituição: ele tem a sensação de que o empreendimento se importa com seus clientes, e não apenas com lucros.

No entanto, para que essa manobra dê certo, um programa de fidelização deve ser desenvolvido com foco no perfil do público-alvo, em suas necessidades e no que é realmente interessante para ele.

Se uma rede de supermercado, por exemplo, descobrir, por meio de análises e pesquisas, que seus clientes gostam de cozinhar e priorizam receitas que fazem bem para a saúde, ela tem muito mais chances de conquistar adeptos se criar um sistema de recompensas relacionado à alimentação saudável ou a utensílios indispensáveis na cozinha.

Quais são as expectativas e potenciais ganhos para o patrocinador do programa?

O investimento em um programa de fidelização, quando bem executado, promove ganhos no médio e longo prazo para o negócio. Isso porque os clientes serão estimulados regularmente a continuar consumindo, bem como conhecer os demais produtos e serviços da loja. Com o tempo, a marca tem a oportunidade de fortalecer sua reputação, o que vai ajudá-la, indiretamente, a ampliar sua base e atrair novos usuários.

Além de ser uma poderosa ferramenta de marketing, é possível captar informações valiosas dos clientes por meio de campanhas de fidelidade. Na era do Business Intelligence, esse passo pode ser um diferencial, pois permite que a empresa transforme interações e dados em estratégias e ações cada vez mais relevantes, personalizadas e, consequentemente, bem-sucedidas.

Quais serão os desafios para a equipe que vai implantar o projeto?

A equipe responsável por implementar um programa de fidelização vai precisar se dedicar a desenvolver um sistema que envolverá uma plataforma, o cliente e a empresa patrocinadora. A plataforma será usada para armazenar os dados do usuário. No mais, a equipe necessita ordenar todos os pontos importantes para assegurar o êxito do projeto, como:

  • viabilidade financeira do prêmio ou desconto;
  • opções que satisfaçam e sejam pertinentes para o público;
  • procedimentos e regras de uso;
  • avaliação do ticket médio e frequência de compras;
  • entre outros.

Equilibrar todos esses elementos é um grande desafio, por isso, cada etapa deve ser planejada. Nesse sentido, vale a pena considerar o apoio de uma consultoria especializada e de um software, que vão garantir a organização dos processos.

Com um suporte desse tipo, o patrocinador consegue alinhar suas expectativas de venda com a realidade do programa. Ao mesmo tempo, a equipe recebe ajuda para se programar e não se esquecer de nenhum aspecto, assegurando a criação de uma campanha significativa que vai ter uma participação ativa do público-alvo.

Desenvolver um bom programa de fidelização é uma tarefa complexa que precisa levar em conta as necessidades e os objetivos tanto dos clientes como do patrocinador e da equipe. Para que todas as partes sejam beneficiadas, é preciso se planejar para que o projeto seja competitivo e lucrativo!

Interessado em saber mais sobre como implantar sistemas para aprimorar suas campanhas de fidelidade? Entre em contato conosco e conheça nossos serviços e expertise no assunto!