É bastante comum que uma empresa esteja sempre buscando soluções para aumentar suas vendas. E nessas horas algumas características como a proatividade, jogo de cintura, determinação são priorizadas na escolha de profissionais que integrarão o time de vendas.

Espera-se que esses colaboradores gerem resultados expressivos e que utilizem suas experiências para alcançar as metas designadas. Mas uma etapa que poucas empresas dão o devido valor e importância é a criação de processos de vendas.

Os processos de venda são fundamentais, pois funcionam como guias de realização do trabalho, que aumentam a consistência da qualidade e integridade das vendas. Ter processos determinados aumenta a produtividade e evita erros e retrabalho.  

Não ter um processo de vendas definido prejudica a rotina da empresa, exigindo que os funcionários resolvam situações que poderiam já ser preestabelecidas ou evitadas. Os colaboradores acabam perdendo tempo com tarefas pouco importantes, e gerando necessidades extras para fazer o que importa.

O que é o processo de vendas?

É um passo a passo criado pela empresa com o objetivo de direcionar a equipe de vendas para aumentar as chances de sucesso. Será que a sua empresa tem um?

  • Sua empresa aproveita os recursos disponíveis ou tem desperdício? O desperdício gera perda de oportunidades, redução nas vendas e aumento dos gastos.
  • Sua empresa usa o placar de vendas corretamente? Uma comparação saudável de resultados, dividida em etapas, pode ajudar a visualizar o desempenho durante o período determinado.
  • Quanto sua empresa perde com a desorganização? É fundamental adotar estratégias de gestão de relacionamento com o cliente que integre todos os envolvidos no processo.
  • Seus colaboradores estão qualificados para a função que desempenham? É importante investir em treinamento e qualificação da equipe de vendas, para que eles se sintam preparados e engajados com os objetivos da empresa.
  • Quantos contatos se perdem em cada etapa? Garantir que contatos com potenciais clientes não sejam perdidos é fundamental para aumentar as vendas e para proteger a imagem da empresa.

Etapas do processo de vendas

 Ter um processo de vendas bem definido permitirá que o seu negócio ganhe escalabilidade e produtividade, fundamentais para o sucesso nas vendas e resultados.

a) Definição de processos

Muitas atividades relacionadas à venda acabam envolvendo também outros setores da empresa então o primeiro passo para a criação de um processo de vendas é identificar e definir quais deles são pertinentes ao seu negócio e como podem se encaixar na empresa.

Para isso é preciso avaliar as interações e definir lideranças para categorizar cada processo de maneira adequada, descrevendo detalhadamente as atividades de cada setor 

b) Mapeamento de processos

Hora de listar todas as atividades desenvolvidas dentro de cada processo, pensando no caminho que o cliente percorre e como funciona a interação com as outras áreas.

É importante que seja avaliado nessa fase, se existem etapas desnecessárias, que podem ser eliminadas, para tornar mais simples o processo.

c) Normatização de processos

Etapa em que deve ser descrito como cada processo deve acontecer, tendo atenção para designar um responsável, a forma de execução, o material necessário e o resultado esperado.

d) Levantamento de indicadores

Para avaliar se o processo está sendo bem executado é fundamental recolher indicadores que funcionam como parâmetros de análise. Alguns processos podem ter mais de um indicador, mas o ideal é que tenha apenas o suficiente para não comprometer e sobrecarregar o acompanhamento.

e) Distribuição e manutenção

Após todo esse trabalho inicial de criar os processos de venda, é importante acompanhar a eficiência e funcionamento, e realizar alterações quando for necessário, como seria o caso de um novo produto, sistema ou ideia.

A criação do processo de vendas pode ser simplificada com o uso de um sistema de gestão empresarial que integra os diversos setores da empresa e compartilha as informações importantes de forma organizada e segura.

Um ERP oferece módulos de controle de vendas, estoque, recursos humanos, recursos financeiros, fiscal, cadastro de clientes e fornecedores, entre outros, simplificando a inserção e o acompanhamento das informações da empresa.

Uma facilidade extra é a facilidade de acesso, já que o sistema pode ser acessado e utilizado através da internet, permitindo que a equipe de vendas registre suas informações facilmente, mesmo estando fora da empresa.

Para o gestor o módulo de emissão de relatórios facilita a análise dos dados, com relatórios simples e atualizados em tempo real.

Agora você já sabe a importância de criar um processo de vendas e chegou a hora de colocar em prática esse aprendizado na sua empresa.