Por que será que é tão importante calcular o ROI? Entenda mais!

Você costuma calcular o ROI das ações da empresa? Saiba que conhecer o retorno potencial de um investimento é algo fundamental para realizar boas escolhas e evitar prejuízos. Avaliar esse indicador é uma prática importante nesse sentido, já que, ao fazê-lo, são geradas decisões mais acertada e apoiada em dados precisos.

Geralmente ligado a investimentos em novas mercadorias, o ato de calcular o ROI deve ser feito por várias áreas. Inclusive, pelo marketing. Saiba os motivos a seguir!

O que é ROI?

Sigla para Return on investment (Retorno Sobre o Investimento, em português), o ROI é um indicador utilizado para indicar os ganhos que uma empresa terá ao fazer determinado investimento.

O ROI geralmente se refere a valores financeiros, mas ele também pode ser trabalhado para impactos positivos que envolvem aumento de produtividade, melhorias no fluxo de trabalho e redução de erros.

Como calcular o ROI?

Para calcular o ROI, a empresa deve ter uma visão abrangente sobre todos os fatores relacionados ao seu investimento. Em geral, deve-se considerar dois pontos: os valores diretos e indiretos referentes ao investimento do negócio e o ganho em potencial que ele apresenta.

Se a empresa pretende adquirir um CRM, por exemplo, ela deve considerar os custos com licença, instalação, migração de usuários e suporte técnico. Já nas ações de marketing, é preciso considerar os gastos com flyers, ads direcionados online, o tempo gasto pelo time de publicidade, fotografias e até a impressão de peças gráficas.

No caso dos ganhos, a empresa deve considerar os que envolvem a produtividade, melhorias em indicadores de venda e a fidelização de consumidores. Isso permite uma visão mais ampla sobre tudo o que está envolvido em cada aplicação realizada pela empresa e as melhores escolhas a serem tomadas.

Por que calcular o ROI do investimento em marketing?

O investimento em marketing deve fazer parte das prioridades de qualquer empresa que alça grandes objetivos em seu nicho. Afinal de contas, é o trabalho dessa área que permite à companhia conquistar novos consumidores, divulgar produtos e garantir que o nível de vendas seja sempre alto.

Mas porque calcular o ROI das ações desse setor? Confira a seguir!

Saber o que está dando certo ou errado

O ROI também pode ser aplicado em investimentos já realizados. Com ele, a empresa avalia quais foram os retornos obtidos com campanhas já aplicadas e, assim, identifica se há espaço para melhorias ou estratégias de baixo impacto comercial. Como consequência, há uma redução de desperdício de recursos e uma melhoria da performance como um todo.

Traz resultados financeiros mais seguros

Uma vez que a empresa melhora a confiabilidade de seus investimentos, torna-se mais fácil garantir um fluxo de receitas seguro. Afinal de contas, o negócio evitará com mais frequência aplicações que tenham pouco potencial ou que sejam de baixa confiabilidade, algo fundamental para ser mais lucrativo a médio e longo prazo.

Abre mais espaço para otimizar outras áreas da empresa

Ao identificar a performance das campanhas de marketing, o negócio pode otimizar com mais facilidade outras áreas do negócio que estão envolvidas com o relacionamento com o consumidor. Isso ocorre pois, em geral, as campanhas de maior sucesso são aquelas que combinam uma linguagem e uma veiculação que esteja totalmente alinhada com o seu público-alvo.

A partir de tais dados, o gestor compreende o comportamento do cliente e consegue mensurar os meios para otimizar áreas como vendas e suporte. Não calcular o ROI, portanto, pode ser um risco e trazer alguns impactos negativos, como prejuízos financeiros à empresa e até a perda da confiança do público consumidor.

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