Um cliente pode não retornar à sua loja por diversos motivos. Cabe a você conhecer cada um deles e se precaver para evitar esse problema. Sabendo como agir, você será capaz de melhorar suas vendas e até trazer um cliente de volta.

O fato é que existem situações que fogem ao seu controle, como a própria falta de interesse do consumidor naquilo que a loja oferece. Isso pode acontecer quando ele, de fato, não precisa mais dos seus serviços. Entretanto, existem situações como atendimento ruim, ação da concorrência e má qualidade — elementos que precisam ser considerados para que sua loja não perca mercado.

Para ajudá-lo a lidar com esses problemas, reunimos algumas estratégias que certamente farão a diferença no seu negócio. Confira.

Obtenha dados

É preciso saber o que seus clientes realmente querem. Para conseguir isso, pode ser relevante contar com um software capaz de organizar esse relacionamento. Sistemas de gestão têm funcionalidades, como a centralização de informações, que podem ser relevantes para a criação de ações.

Esse tipo de recurso é importante para dar a você a compreensão exata do perfil do consumidor, criando meios para que suas ações sejam mais direcionadas.

Mantenha contato após a compra

O ambiente online oferece inúmeras possibilidades para que empresas e clientes mantenham o relacionamento mesmo após a efetivação da compra. Isso precisa ser aproveitado: redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram, SMS, blogs, tudo isso permite que você apresente dicas e leve novidades a respeito do seu negócio para essas pessoas.

Ofereça oportunidades

Quer fidelizar seus clientes? Então ofereça a eles um desconto para a próxima compra. Brindes também podem ser oportunos, pois eles tendem a diferenciar o que você faz daquilo que a concorrência pode oferecer. Isso pode ajudar a atrair novos clientes para a sua loja. O segredo aqui é ter sempre um diferencial. Use sua criatividade.

Procure feedback

Como visto, a informação é essencial na retenção de clientes. Procure criar meios para receber o feedback de quem passa pela sua loja. Se houver motivos para que o consumidor não retorne, é bastante provável que, antes de tomar essa decisão, ele faça uma reclamação nos canais de comunicação.

O ideal é que o SAC da empresa e as redes sociais estejam abertos para o recebimento dessas críticas e a resolução de problemas.

Oriente sua equipe

Um bom treinamento permite criar meios para fazer com que os funcionários sejam a cara da empresa, se relacionando e cativando os clientes para trazer melhores resultados. Pessoas bem treinadas sabem conduzir o processo de venda adequadamente e geram satisfação no consumidor.

Por isso, procure orientar sua equipe não somente em relação ao processo de venda, mas também em relação ao pós-venda, fundamental para que as expectativas sejam superadas e o retorno do consumidor seja garantido. Vale lembrar que o pós-venda bem executado traz benefícios como a fidelização de clientes e a propaganda espontânea do seu negócio.

Comece agora mesmo a adotar essas ações e passe a recuperar os clientes para a sua loja.

Quer mais dicas sobre como trazer um cliente de volta? Saiba se vale a pena investir em um aplicativo de fidelização.