Se, no passado, o cliente tinha o hábito de fazer compras somente em lojas físicas, com a tecnologia, esse comportamento de consumo mudou completamente. Hoje, é comum que pessoas sejam impactadas com informações sobre produtos ou serviços por meio de diferentes redes. Logo, qualquer empresa que deseja se manter competitiva e aumentar as vendas precisa ajustar sua comunicação e apostar no marketing multicanal.

O marketing multicanal convida marcas a investir em estratégias mistas de comunicação e garantir presença em múltiplas mídias, tanto offline quanto online.

Essa abordagem é importante, pois ela se apoia no princípio de que as empresas e a informação precisam alcançar os clientes onde eles estão. Assim, ao adotar essa prática, você demonstra que está mais alinhado em relação às necessidades e expectativas dos consumidores, ganha mais visibilidade e credibilidade, além de ampliar as oportunidades de venda.

Curioso para saber mais sobre o assunto e entender como implantar essa estratégia no seu negócio? Então, continue a leitura e confira nossas dicas!

Escolha os canais adequados

Para ter sucesso com o marketing multicanal, é imprescindível, primeiramente, conhecer quais são os principais canais usados pelas empresas e quais são suas características e demandas. Afinal, é fundamental que eles estejam alinhados com seu negócio para fazer um trabalho coerente e proteger a imagem da empresa. Algumas estratégias que merecem destaque são:

  • e-mail marketing;
  • publicidade impressa;
  • sites e aplicativos;
  • eventos promocionais;
  • SMS marketing;
  • marketing de conteúdo;
  • redes sociais;
  • divulgação boca a boca.

Uma vez que a empresa escolhe os canais nos quais estará presente, deve mantê-los integrados e com um conteúdo interessante para oferecer uma experiência relevante e positiva para os clientes.

Conheça bem seu cliente

Um passo essencial para uma boa estratégia de marketing multicanal é conhecer bem os consumidores. No fim das contas, para se comunicar de forma efetiva, você precisa saber com quem está falando.

Desse modo, faça pesquisas e procure estudar e mapear seu público-alvo. Examine também o mercado e perceba como hábitos, demandas, gostos e tendências mudam continuamente. Isso influenciará o tipo de conteúdo que você vai produzir.

Direcione o conteúdo de acordo com o canal

Agora que você conhece melhor seu público, crie um conteúdo pensando nele e no que ele gostaria. Cada vez mais, as pessoas procuram ter uma experiência única e personalizada com as empresas. Por isso, entenda quais são os diferentes perfis que interagem com sua marca e elabore mensagens ou campanhas direcionadas para cada grupo de consumidores.

Meça os resultados do marketing multicanal com os KPIs corretos

Para saber se as iniciativas de marketing multicanal estão dando retorno, você precisará medir o desempenho de cada investida com os indicadores certos para cada canal. Por exemplo, para canais online de varejo, como sites, lojas virtuais e mídias semelhantes, acompanhe determinadas métricas, como:

  • taxa de conversão;
  • taxa de abandono de carrinho;
  • número de visitantes;
  • taxa de permanência no site;
  • ticket médio.

Por fim, é importante ressaltar que contar com o apoio das ferramentas certas faz com que uma estratégia de marketing multicanal seja muito mais produtiva.

O CRM (Customer Relationship Management) é um software que centraliza informações sobre os clientes em um só lugar, possibilitando que a equipe comercial tenha dados confiáveis e consolidados sobre seu público e sobre os resultados de suas táticas. Dessa maneira, fica mais fácil saber o que está dando certo, qual o nível de satisfação dos clientes e quais são os ajustes necessários.

Atualmente, as pessoas estão altamente conectadas e presentes em diversos canais ao mesmo tempo. É por isso que o marketing multicanal é uma das tendências de comunicação mais fortes no mercado. Portanto, não perca a oportunidade de modernizar a divulgação da sua marca e entregue a informação certa para seu cliente no momento, no lugar e da forma que ele deseja.

Se você gostou deste post, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais e ajude seus amigos e parceiros a se manterem atualizados também!