A palavra chave da nossa era colaborativa, intensa e repleta de informação é INTEGRAÇÃO. A integração está presente entre pessoas, processos, empresas e — por que não dizer — entre softwares que permitem a estratégia empresarial ser entendida e traduzida para os colaboradores e clientes. Nesse contexto, integrar softwares de workflow e de CRM representa muito bem essa ideia.

Mapear e modelar os processos de relacionamento com os clientes em uma ferramenta totalmente integrada com o CRM significa trabalhar de forma otimizada e com foco no cliente, estendendo a importância da estratégia de relacionamento com o cliente por todas as áreas da empresa.

Enriqueça sua análise

Uma empresa que possui seus softwares de workflow e CRM integrados é capaz de realizar medições e análises muito mais completas quando cruza os dados vindos das duas plataformas, como é o caso de produtividade de equipe versus a conversão de novos clientes.

Os dados de produtividade podem ser obtidos a partir dos registros das atividades do time conforme o fluxo de trabalho é realizado, e os dados relacionados ao funil de vendas são obtidos por meio dos registros no CRM. Unindo as informações, é possível determinar estratégias que sejam mais eficientes e focadas no sucesso do cliente e da empresa.

Seja proativo no atendimento ao cliente

O principal objetivo das empresas ao utilizar projetos e ferramentas de CRM é garantir que seu cliente seja reconhecido quando entrar em contato com a companhia, sendo lembrado e atendido de acordo com suas preferências.

Quando essa ferramenta ganha o apoio de softwares de workflow, a nova plataforma é capaz de tomar decisões com base em ações do cliente e responder de imediato, muitas vezes até mesmo de maneira automática.

É o caso da configuração de workflows de respostas a clientes, como na requisição de propostas de produtos ou serviços. O workflow integrado é capaz de encontrar os dados necessários para composição da proposta, presentes no CRM, e enviar um e-mail ao cliente com a proposta pronta.

Use softwares de workflow e CRM para estimular a colaboração interna

Quando os colaboradores são capazes de enxergar os resultados de seu trabalho, com certeza encontram mais energia e motivação para continuar a realizá-lo. Os softwares de CRM, como estão ligados diretamente aos customers, são capazes de tornar tangíveis as aspirações, desejos e percepções dos clientes, como com as funcionalidades de pesquisa de satisfação e pesquisa de mercado presentes na maioria das plataformas de CRM.

Essas pesquisas podem ser insumo para atividades de análise e compreensão dos resultados, fazendo parte de um ciclo de melhoria constante na empresa. Pense nisso: seus colaboradores engajados, visando ao sucesso do seu cliente e visualizando seus resultados como profissionais.

Existem inúmeras razões para unificar os softwares de workflow e as plataformas de CRM, inclusive algumas ferramentas já entregam estes benefícios nativamente, sem que haja necessidade de uma integração ou de dois diferentes softwares. Antes de iniciar seu projeto de relacionamento com o cliente, pesquise as soluções disponíveis e aposte na dobradinha CRM e Workflow. Sua equipe e sua clientela terão muito a ganhar com isso.

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