O ramos da gestão empresarial é repleto de desafios e mudanças. A estrutura hierárquica de cada empresa e sua flexibilidade para ascensão compõem um quadro único. Contudo, as características que um bom gestor deve ter para alcançar o sucesso não costumam mudar de uma companhia para outra.

Se você quer crescer na carreira, mas possui dúvidas quanto às características e o perfil de um gestor competente, confira as dicas abaixo que vão ajudar em seu aperfeiçoamento!

1. Transmita respeito e confiança

Premissa básica do trabalho coletivo, o respeito deve imperar no setor e todos devem prezar por manter a harmonia. Líderes precisam estimular o respeito e a igualdade, transmitindo também confiança em seus colaboradores.

Essas atitudes auxiliam para a construção de um ambiente mais harmônico e democrático, algo fundamental para um clima organizacional produtivo. 

2. Não seja uma pessoa centralizadora

Um líder não é a pessoa que recebe a maior carga de trabalho. Ele é o responsável pela administração para o bom cumprimento e gestão das tarefas, além do cuidado pelo bem-estar da equipe. Centralizar todas as informações e demandas não é uma prática aconselhável no circuito da gestão empresarial.

É melhor ser comunicativo e conversar estrategicamente com os colaboradores. Fazer o contrário — não ter filtro e compartilhar tudo com todos — também pode criar um grande caos e o desencontro de informações. Por isso, deve-se manter o equilíbrio, utilizando ferramentas eficazes que facilitem o dia a dia da gestão e possam ser acessadas por todo o time.

3. Forneça feedbacks sempre

Antigamente, as relações de trabalho eram mais “bruscas”. Um chefe não sentia a necessidade de perder seu tempo corrigindo atitudes erradas de seus subordinados: bastava uma ordem de demissão e tudo se resolvia.

Essa prática foi dando espaço para atitudes mais humanas, que visam construir o profissional. O feedback surgiu para transmitir as impressões dos líderes sobre o trabalho de seus funcionários. Seja proativo e chame seus colaboradores para receber seus comentários, abra espaço para explicações e dê orientações construtivas. 

4. Foque em resultados, não em procedimentos

Essa dica serve para gestores muito metódicos, que acreditam as coisas só funcionarem à sua maneira. Tente não alterar os processos preestabelecidos de trabalho, muito menos subverta-os às suas práticas. 

Seu jeito de fazer nem sempre é o melhor ou o mais aconselhável para a equipe. Portanto, seja flexível. Caso sinta que há necessidade de correções, debata com gestores e colaboradores responsáveis. 

Seu foco deve ser em resultados. Sendo assim, deixe para tentar mexer nos processos após comparar alguns relatórios de produtividade e fazer um pouco de pesquisa para propor as correções certas. Use as ferramentas e frameworks gestão empresarial como um meio e não um fim, deste modo os resultados serão seu verdadeiro objetivo.

5. Seja inovador

Trazer soluções para problemas, buscar conhecimento para construir algum processo mais produtivo, implementar mudanças estratégicas e efetivas em seu setor: esses são alguns dos objetivos de médio e longo prazos que os gestores de sucesso possuem.

Sempre há espaço para inovação e melhorias, basta analisar com cuidado. Traga esse tipo de pensamento para seu time, descubra ferramentas úteis, indique leituras produtivas: tudo isso se refletirá na maneira como a equipe enxerga seu líder.

Essas são algumas das características que um bom gestor empresarial deve apresentar. Lembre que, ao exercitar essas práticas, é possível tornar-se um profissional mais eficiente, além de manter um bom relacionamento no ambiente de trabalho, tanto com superiores quanto com outros gestores.

Gostou das dicas? Então deixe seu comentário e compartilhe com os demais leitores as suas experiências com gestão empresarial e liderança!