O cliente é um bem precioso para todas as empresas, afinal, é ele que fornece o combustível para o jogo continuar, não é mesmo? É por isso que ainda existe muito debate e pesquisa sobre o que é mais vantajoso: a fidelização de um cliente ou a conquista de um novo?

Até agora, as pesquisas têm mostrado que manter um cliente fiel custa bem menos do que os esforços para ganhar um novo. Mesmo assim, muitas organizações acham que a fidelização é um grande desafio dentro dos negócios.

A verdade é que não existe uma regra, mas sim uma série de detalhes que podem mudar o status de seus clientes. É muito importante ter foco nisso, pois uma grande porcentagem do faturamento é originado dos clientes fixos.

 

Confira a seguir alguns fatores que podem te ajudar a ter sucesso nesse desafio de tornar seus clientes cada vez mais fiéis:

1 – Comunique-se ativamente

Não fuja da tecnologia. Utilize-a para se comunicar como puder e o máximo que puder (sem ser invasivo) com o cliente. É possível mandar mensagens em redes sociais, enviar e-mail marketing ou e-mails tradicionais, assim como lançar um conteúdo de acordo com o perfil dele.

É importante lembrar de não fazer isso apenas quando for oferecer um produto, o que pode prejudicar essa relação. Mande mensagens relevantes e que sejam específicas. Quanto mais genérico e mais publicitário, menor será a chance de fidelização.

2 – Realce a sua importância

Já que os clientes fixos são essenciais para o faturamento de sua empresa, é importante que você invista em ações que o privilegiem para que ele se sinta especial e valorizado. Assim ele não só continuará com você como pode indicar outras pessoas, trazendo-lhe novos e potenciais clientes fixos também.

 Você pode dar esse ar “VIP” ao cliente através de cupons de desconto, clube de fidelidade, promoções exclusivas, antecipação de algum lançamento importante, etc. Ações que o façam se sentir especial para a empresa devem merecer sua atenção e esforço.

3 – Saiba como antecipar as necessidades do cliente

Este tópico é essencial na hora de fidelizar os clientes. Isso porque é elementar conhecer as prioridades e as características pessoais dele para que você possa oferecer produtos ou serviços antes mesmo de ele perceber que precisa.

Dessa forma, ele entenderá que você realmente o conhece e que pode contar com sua empresa para suprir suas necessidades.

4 – Utilize plataformas digitais para a gestão de clientes

Existem alguns softwares essenciais para gerenciar o relacionamento com os clientes e ter controle, organização e otimização extremamente importantes para a sua fidelização. Conheça alguns deles:

  • CRM: significa Gestão de Relacionamento com o Cliente, em inglês. O CRM é capaz de armazenar todas as informações de clientes atuais ou em potencial, desde nome e endereço até as datas de contato com a empresa. Basicamente, ele é usado para examinar as interações com os clientes e assim prever suas necessidades, direcionar os esforços e melhorar resultados.
  • BI: as suas ferramentas proporcionam mais rapidez e praticidade através de informações estruturadas, o que diminui consideravelmente os riscos na hora de tomar decisões. Além disso, ele integra os dados obtidos de diversas fontes e os apresenta de forma clara e organizada.
  • WORKFLOW: essa plataforma é capaz de organizar processos, direcionar o foco no cliente, medir indicadores-chave, proporcionar agenda compartilhada, relatórios, entre outros.

A Vórtice é referência em plataformas para a gestão de relacionamento com clientes. Eles são especialistas nos três softwares que mencionamos e podem oferecer as melhores soluções tecnológicas para a sua empresa.

Existe ainda uma opção de software muito importante para manter o controle dos clientes e agilizar a fidelização com um o programa de cadastro de clientes. Com ele, é possível ter uma base de clientes, assim como acessar ferramentas fundamentais ao gerenciamento.

Um sistema ERP permite controlar as vendas realizadas, gerenciar as filas de comunicação com os clientes, emitir notas fiscais com presteza, gerar boletos bancários, controlar o fluxo de caixa e ainda gerar ordens de serviços.

Não negligencie seus clientes! Valorize-os e conte com a tecnologia para isso! Assim você será valorizado em retorno. Utilize nossas dicas e sugestões para melhorar o seu relacionamento com eles e aumentar suas chances de fidelização!