Com o passar do tempo e a evolução da tecnologia, consumidores passaram a exigir das marcas uma experiência mais completa e significativa. Foi nesse contexto que surgiu a estratégia omnichannel, que busca alinhar o mundo online e o offline a fim de estreitar laços entre as empresas e seus clientes, facilitando a interação e promovendo mais engajamento.

Você já ouviu falar dessa tendência e sobre como ela pode impulsionar suas vendas? Acompanhe este post, entenda como funciona esse conceito e como ele ajuda empresas a lucrar mais. Confira!

O que é a estratégia omnichannel e quais são seus pilares?

A estratégia omnichannel é um avanço das abordagens multichannel e crosschannel. Essencialmente, ela propõe uma integração entre os canais mais completa, robusta e sem interrupções.

No latim, “omni” significa “tudo” e, em inglês, “channel” quer dizer “canal”. Nesse sentido, juntas, essas palavras traduzem o conceito dessa técnica, que procura unir todos os meios possíveis para promover uma experiência mais confortável e pertinente para o usuário.

O omnichannel tem como foco atender as diferentes necessidades e preferências de compra de um consumidor. Para isso, é essencial viabilizar procedimentos e ferramentas necessárias para que ele possa adquirir serviços ou produtos da maneira que achar mais conveniente e agradável.

Quais são os impactos do omnichannel nas vendas?

Em um mercado no qual os consumidores são cada vez mais exigentes, investir na estratégia omnichannel é requisito para marcas que querem atrair clientes, fidelizá-los e, consequentemente, aumentar vendas.

Ter um canal de compras online não é mais novidade hoje em dia. O que o usuário moderno deseja é rapidez e comodidade, portanto, empresas precisam se atualizar para conseguirem destaque no seu segmento.

Com o omnichannel, o cliente consegue se informar sobre um produto e ver uma demonstração de como ele funciona em seu celular. No aplicativo mesmo, pode chegar ao estoque da loja mais próxima. Ao chegar à loja, conversa com o vendedor a respeito, confere o artigo e escolhe, inclusive, se deseja levá-lo já ou recebê-lo na sua residência. Esse é um exemplo de como funciona uma superagregação de canais.

O resultado disso é possibilitar uma experiência capaz de surpreender pessoas e deixá-las extremamente satisfeitas. Com isso, elas estarão mais propensas a voltar a consumir com a marca e recomendá-la para seus amigos. Logo, a empresa se beneficia tanto com a maximização das vendas como com o fortalecimento de sua imagem.

Quais os primeiros passos para ter um negócio alinhado com a estratégia omnichannel?

Agora que você entende como a estratégia omnichannel rende bons frutos para um negócio, acompanhe algumas dicas de como começar a aplicá-la:

Pesquise o perfil do seu público

Se o foco desse modelo é no cliente e na sua jornada de compra, então, a primeira etapa deve ser conhecê-los melhor. Faça pesquisas na sua base e crie a persona do seu negócio — um arquétipo de quem seria o cliente ideal da empresa —, levando em conta alguns dados, como os hábitos, interesses, desejos e dores dos usuários.

Desse jeito, você levanta conhecimentos valiosos sobre quem são seus consumidores e como seu empreendimento pode fazer a diferença na rotina deles e entregar mais valor.

Integre seus canais

Em seguida, promova a interligação característica da proposta omnichannel. Organize seus processos de venda online e offline, garantindo a eliminação de gargalos e o alinhamento perfeito entre áreas, como suporte, marketing, financeiro, logística, pós-venda etc.

Avalie o mercado

Faça seu benchmarking: fique de olho no que está sendo feito pelos concorrentes e teste diferentes ideias e métodos. Dessa maneira, você descobrirá o que funciona e o que é mais interessante para seu público-alvo. Ao mesmo tempo, entende como otimizar etapas já existentes e eliminar erros.

Adotar a estratégia omnichannel é, certamente, um desafio para empresas. Entretanto, essa inovação é um diferencial que vale a pena e promete resultados expressivos nas vendas, além de deixar o negócio mais competitivo e relevante!

Gostou do post e ficou interessado em aprofundar seus conhecimentos? Então, baixe agora mesmo nosso e-book sobre tudo o que você precisa saber a respeito do omnichannel!