À medida que a tecnologia domina o mercado moderno, mais transformações acontecem em nossa sociedade. Podemos afirmar que a evolução no perfil de consumo é uma das principais mudanças, trazendo à tona o consumidor 4.0.

Mais exigente do que nunca e totalmente convicto de suas vontades, o novo público está mudando tudo o que conhecemos sobre o modo como empresas e clientes se relacionam.

E você? Está preparado para atender a essa nova demanda? Quer entender melhor o que é consumidor 4.0 e como se comunicar com ele? Então, continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que é consumidor 4.0?

Conectividade é a primeira palavra que vem à mente, quando falamos sobre o consumidor da geração atual. No entanto, essa não é sua característica mais marcante, já que ele também tem um vasto conhecimento sobre as marcas que consome e sabe que tem o poder de elevá-las ou destruí-las com alguns toques na tela de seu smartphone.

O consumidor 4.0 é empoderado pelo potencial das tecnologias móveis e pela velocidade com que a informação se propaga por meio da Internet. Ele utiliza isso a seu favor, confiando mais nas avaliações de outros usuários do que nas informações divulgadas pela própria marca.

Esse perfil de comprador moderno foi um dos maiores fatores responsáveis pelo aumento da competitividade que vivemos. E diferente de como era há alguns anos, se as marcas atuais não se esforçarem para se adaptar, serão atropeladas pela concorrência.

Sendo assim, estabelecer uma relação humanizada e personalizada não é mais um capricho, mas uma necessidade de sobrevivência no mercado moderno. Afinal, basta uma avaliação negativa nas redes sociais para o negócio caminhar em direção ao fracasso.

Como se comunicar com o consumidor 4.0?

Como você pôde conferir até aqui, o consumidor 4.0 é exigente e sabe que detém o poder sobre suas decisões de compra. Por isso, é fundamental alinhar a comunicação da empresa com o seu perfil. Para isso:

Desenvolva uma comunicação omnichannel

Como já foi mencionado, o consumidor 4.0 vive conectado aos mais diversos canais de comunicação. Portanto, é fundamental que seu negócio desenvolva uma estratégia de comunicação omnichannel.

É preciso garantir uma forte presença nas redes sociais, oferecer um chat online funcional em seu site e aderir às novas tecnologias de comunicação, como o WhatsApp e os chatbots.

Lembrando que a experiência de consumo não pode ser afetada, devendo permanecer com o mesmo nível de excelência, independentemente de qual seja o canal escolhido.

Gere engajamento nas redes sociais

Falando em redes sociais, elas são uma das ferramentas mais importantes em uma estratégia de comunicação com o consumidor 4.0, pois é um dos meios no qual ele mais está presente.

Sendo assim, não basta fazer com que sua empresa esteja presente nas redes sociais, é preciso apostar em ações para estimular o engajamento entre os usuários.

Algumas estratégias interessantes a serem consideradas são:

  • propague conteúdo útil e relevante;
  • responda aos comentários dos seguidores com agilidade e profissionalismo (a demora para se pronunciar está fora de cogitação);
  • promova enquetes sobre assuntos pertinentes;
  • realize promoções.

Entre outras táticas que gerem engajamento em suas redes sociais.

Implemente uma comunicação mais direta

Para concluirmos, uma prática simples, mas eficiente, que pode melhorar a forma como a sua empresa se comunica com o consumidor 4.0 é implementar um diálogo mais direto.

Você se lembra do que falamos no início do artigo? Esse perfil de cliente é imediatista e não tolera burocracia ou repetição de informações, pois sabe que tem a liberdade para procurar outra empresa a qualquer momento.

Por isso, adote uma comunicação clara e objetiva com esses consumidores para ganhar a sua atenção e respeito. Substitua um enorme e-mail com orientações complexas por uma mensagem curta, de fácil assimilação e, acima de tudo, com acompanhamento em tempo real.

Como você pôde conferir, o consumidor 4.0 está estimulando o mercado a evoluir. Portanto, para evitar que seu negócio seja ultrapassado pela concorrência, acompanhe a evolução e invista em uma comunicação adequada.

Você ainda tem alguma dúvida sobre como se comunicar com o consumidor 4.0? Tem alguma experiência sobre o assunto que deseja compartilhar com a gente? Então, deixe o seu comentário!