Fidelizar clientes é mais barato do que conquistar um público novo. Mais importante ainda é o fato de que os clientes fidelizados costumam apresentar um ticket médio muito maior do que os recém-chegados. Em outras palavras: para que a sua empresa seja sustentável, fidelização é uma das palavras-chave.

Sim, disso todos nós já sabemos. Mas quais são as melhores ferramentas para conquistar esse objetivo? Esse pode ser o verdadeiro diferencial para se destacar no mercado. Por isso, no post de hoje, resolvemos trazer algumas das principais ferramentas para que você consiga fidelizar clientes com sucesso. Confira a seguir!

1. CRM (Customer Relationship Management)

Essa é a ferramenta perfeita para começarmos a nossa lista. O CRM (Customer Relationship Management) é um sistema que tem como objetivo armazenar, categorizar e monitorar todas as informações referentes aos seus clientes, de modo que tudo fique organizado.

O CRM é uma importante ferramenta para os setores de marketing e vendas. É claro que também é fundamental para a gestão do negócio, que pode ter uma visão mais estratégica. Afinal, com boas informações é possível tomar decisões muito mais qualificadas.

2. BI (Business Intelligence)

Por falar em coleta de dados, temos que avaliar ainda o termo Business Intelligence (BI) que, em português, é traduzido como inteligência de negócios. Se no CRM tínhamos a ferramenta, no BI temos o processo. Ele envolve desde a coleta de dados, até o compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte à gestão.

Basicamente, esse conjunto de metodologias que têm como objetivo transformar dados brutos em informação “palatável” é o que chamamos de BI. Sem dúvidas, é algo fundamental para que o gestor tome as melhores decisões possíveis para fidelizar a clientela.

 

3. Workflow para fidelizar

Claro que, para que você crie as bases para fidelizar clientes, é fundamental contar com uma estrutura interna bem arquitetada. Na maioria dos casos, processos internos ineficientes acabam gerando desperdícios e, o que é o pior, os ruídos de comunicação, que podem gerar uma série de problemas com a clientela.

É justamente para automatizar os processos e torná-los mais simples e eficientes que surgiu a tecnologia workflow. Com ela, você estrutura todos os processos da sua empresa e evita uma série de erros.

4. Ferramentas de e-mail marketing

O e-mail marketing nunca foi tão utilizado como estratégia para fidelizar clientes, e o motivo é muito simples: hoje, eles não largam mais dos smartphones. Com isso, fica muito mais fácil acessá-los de qualquer lugar, basta enviar um e-mail com o conteúdo que você pretende divulgar.

São inúmeras as ferramentas de e-mail marketing. Com elas, você pode organizar mailings para disparo, monitorar a taxa de abertura, entre muitas outras coisas. Essa é uma das estratégias que não podem faltar, e é claro que as ferramentas disponíveis no mercado podem ajudá-lo a conseguir um Retorno sobre o Investimento (ROI) ainda maior.

Como é possível perceber, as ferramentas que citamos vão te ajudar não apenas a fidelizar clientes, mas otimizar processos, reduzir custos e, consequentemente, aumentar os lucros.

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