O período da Black Friday, Natal e Ano Novo é a época mais agitada do ano para o varejo. E ao contrário do que muitos empresários pensam, é possível aumentar as vendas mesmo após as festas de fim de ano.

Conhecendo bem os comportamentos de consumo e as necessidades de seus clientes, incentivando a equipe de vendedores e utilizando a tecnologia a seu favor, como um CRM, é possível obter ótimos resultados, mesmo depois de toda a agitação no mercado que ocorre anualmente em janeiro.

Portanto, neste conteúdo mostraremos ótimas dicas para aumentar as vendas em seu estabelecimento após o final do ano. Acompanhe a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

Conheça os hábitos de compra do cliente

Toda estratégia de marketing e venda deve começar pela análise do perfil comportamental do cliente. Quanto mais você conhece seu público-alvo, mais informações terá para lidar com suas necessidades e as formas para supri-las.

Como nem sempre é possível obter esses dados no primeiro contato, aprimore seu poder de sondagem. Faça as perguntas certas durante o atendimento, pois elas o levarão a identificar as dores do cliente, mostrando todo o potencial de seu produto ou serviço.

Uma dica extra para aumentar as vendas, neste contexto, é acompanhar todo o comportamento de consumo. Afinal, graças aos avanços tecnológicos, a forma como as pessoas compram muda constantemente.

Diferentemente de como era há cerca de 5 anos, hoje, o cliente faz tudo por meio de seu smartphone, inclusive consumir produtos e serviços. Da mesma forma que isso parece ser suficiente no momento, amanhã, pode se tornar obsoleto. Portanto, acompanhe seu cliente.

Invista no relacionamento entre a marca e o consumidor

Quando há uma relação entre a empresa e o público, há uma tendência maior de que boa parcela de consumidores seja composta por clientes fidelizados à marca.

Isso significa que mesmo após as festas de fim de ano e toda a euforia, fomentada pelo mercado, ter chegado ao fim, você ainda terá muitos clientes que continuarão frequentando o estabelecimento por conta da relação que foi criada — em suas estratégias de marketing.

Sendo assim, invista em formas de estreitar esse laço com seu público, por meio de ações básicas, como:

  • envio de e-mails marketing em datas comemorativas;
  • oferta de cupons de desconto;
  • envio de newsletter com novidades;
  • oferta de materiais e conteúdos relevantes (artigos, e-books gratuitos etc.).

Entre outras estratégias para fazer com que o cliente se sinta importante e seja fidelizado à sua marca. Desse modo, você garantirá um ótimo índice de vendas durante o ano inteiro.

Motive a equipe a vender mais

Lembre-se de que o final de ano é um período muito corrido e cansativo para seus vendedores, em especial. Longas jornadas de trabalho, inúmeros atendimentos por dia e toda a pressão e cobrança para atingir as metas.

Sendo assim, nada melhor do que formas concretas de motivá-los, para que eles se lembrem das razões pelas quais estão trabalhando tanto. Elogios são ótimos como ferramenta de feedback, mas incentivos financeiros são muito mais estimulantes, como bônus e gratificações.

Acompanhe o pós-venda

Após a concretização da venda, é o momento de acompanhar o comprador para se certificar de que ele está satisfeito com sua aquisição.

Nesse contexto, o método NPS é o mais recomendado para medir o índice de satisfação e fidelidade de seus clientes. Por isso, considere utilizá-lo para mensurar o quanto os consumidores são leais ao seu estabelecimento, pois são eles que irão aumentar as vendas após as festas de fim de ano.

fidelização
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Adote um CRM

Para concluirmos, utilize um sistema de CRM de maneira estratégica e você não terá problemas com as vendas, mesmo depois de um período comercial tão importante como este.

Esse tipo de ferramenta mostra todo o histórico de interações entre a empresa e os clientes. Ou seja, com as dicas que demos ao longo do artigo e o auxílio da tecnologia, você terá todos os dados de que precisa para garantir um ótimo índice de vendas durante o ano inteiro.

Gostou do nosso post sobre as melhores dicas para aumentar as vendas depois das festas de fim de ano? Quer descobrir como a gente pode ajudar seu negócio a vender mais? Então, entre em contato e se surpreenda!