Uma boa comunicação com o cliente é traço comum entre os negócios de sucesso. Com o poder de elevar os níveis de satisfação, abrir caminho para relacionamentos mais fortes e aumentar a retenção, não é difícil entender por que se comunicar bem com seu público faz toda a diferença.

A comunicação empresarial pode ser melhorada de diversas maneiras. Confira 5 dicas simples para elevar a qualidade de seus atendimentos e obter resultados incríveis junto ao consumidor.

1. Seja transparente com o consumidor

Ser honesto e verdadeiro ajuda a estabelecer confiança e construir relacionamentos mais fortes. Transparência é a chave para a credibilidade e vai atrair a lealdade do consumidor. É quase impossível manter um cliente que não confia no seu negócio, portanto, honestidade é o melhor caminho para relações duradouras.

Estabelecer um vínculo forte e mutuamente benéfico, mesmo que signifique assumir um atraso (certificando-se de que isso não irá acontecer novamente), é melhor do que entregar abaixo das expectativas.

Além disso, mentir sobre produtos e serviços pode prejudicar seriamente a reputação de sua marca. Seja realista e os clientes apreciarão isso.

2. Crie uma rede de contatos e relacionamentos

Para crescer, seu negócio depende de inúmeras variáveis e networking é uma delas. Criar uma rede de contatos é importante para conquistar novos clientes, descobrir parceiros estratégicos que atuem em áreas complementares a sua e sofrer menos com as oscilações do mercado.

Saia de sua zona de conforto e busque novas oportunidades. Construa relações que vão além das vendas e entram no campo da troca de ideias. Quem sabe você não consegue uma recomendação no futuro?

3. Preste atenção no vocabulário e evite termos técnicos

Use palavras simples de entender e evite o jargão técnico, quando possível. Uma boa comunicação exige que falemos a língua do interlocutor, não o contrário. Evite gírias e regionalismos e tente fazer seu discurso o mais objetivo possível, sem erros de grafia ou concordância.

Muitas vezes, a primeira impressão que o cliente tem de nós vem de um e-mail ou conversa informal. Polidez e trato são imprescindíveis para causar uma boa impressão.

4. Pratique a “escutatória”

É terrível conversar com uma pessoa e ter a impressão de que ela não ouviu nada. Ouça com atenção as demandas de clientes e deixe claro que absorveu toda a informação. É tão importante deixar o cliente ciente de que foi ouvido quanto de fato ouvir.

Esteja envolvido e reaja ao que a outra pessoa está dizendo, seja por meio de acenos ou afirmações. Dessa forma, você reforça a compreensão, garante que ambos estão na mesma frequência e consegue alinhar as expectativas de ambos.

5. Use declarações positivas no lugar das negativas

Na comunicação com o cliente, saber como o negócio do seu  cliente  funciona pode fazer a diferença. Use esse conhecimento não para fazer um diagnóstico do que vai mal atualmente, e sim para dar dicas positivas, sempre. Declarações negativas nos desestimulam ao longo da conversa. Procure ser otimista sem fugir da realidade e evidencie oportunidades, não problemas.

Excelentes habilidades de comunicação não vêm naturalmente a todos, mas organizações inteligentes sabem orientar seus colaboradores sobre como desenvolver esse talento. Como sua empresa faz para tornar a comunicação com o cliente especial? Compartilhe conosco um pouco dessa experiência nos comentários!