Como vencer os desafios de implementar um programa de fidelidade

Estabelecer uma boa relação comercial entre os clientes e a marca é uma tarefa indispensável para a longevidade de uma empresa. Contudo, existe uma série de desafios de implementar um programa de fidelidade eficiente, e, como gestor, é muito importante que você conheça cada um deles.

Estratégias de fidelização consistem em sistemas utilizados para oferecer incentivos contínuos que têm como objetivo recompensar os consumidores e, consequentemente, encorajá-los a fazer a manutenção do relacionamento com a marca.

Portanto, neste conteúdo, mostraremos a importância desse tipo de recurso para o sucesso da organização, quais desafios podem aparecer durante o caminho e como vencê-los. Acompanhe a leitura do artigo para saber mais!

Como funciona um programa de fidelização de clientes e por que é tão importante?

De forma simplificada, um programa de fidelização consiste em um sistema que, geralmente, envolve uma plataforma, o cliente e a empresa. A plataforma armazena as informações sobre o consumidor e a empresa lança campanhas e ações para que os participantes acumulem pontos que podem ser trocados por benefícios ou produtos/serviços.

Para que essa estratégia seja bem-sucedida, é imprescindível que seja feita uma boa análise sobre o que é relevante para o público-alvo do programa de fidelidade, e isso fundamentará a escolha da recompensa oferecida, pois a intenção é que ela estimule a lealdade.

Alguns aspectos que devem ser analisados em relação ao prêmio do programa, por exemplo, são o seu valor financeiro, a quantidade de opções e as melhores soluções ou formas de suprir as necessidades do cliente.

O resultado esperado é que esse tipo de ação influencie tanto os consumidores recorrentes quanto os novos clientes. Aqueles que compram da marca com frequência tendem a falar mais do programa, e isso aumenta o índice de novos consumidores e a retenção de todos, assim como a frequência e o ticket médio por compra.

Quais são os desafios de implementar um programa de fidelidade e como a Vórtice pode ajudar a vencê-los?

Para alcançar os objetivos que citamos no tópico anterior, é importante que você saiba que existem diversos desafios a serem vencidos. A seguir, mostraremos os principais.

Identificar o cliente — como gerar atratividade e conseguir o cadastro?

A Vórtice tem diversas metodologias e recursos para implementar programas de fidelização e relacionamento. Uma alternativa interessante para esse desafio é uma base de informações estruturada, pronta para colocar ações de marketing em prática.

Mapear hábitos — como coletar o CPF em todas as compras?

Para que o consumidor se identifique em cada compra realizada, além de oferecer os benefícios tratados pelo programa de fidelização, são importantes a participação e o envolvimento dos funcionários em sua divulgação.

Resgate — como a comunicação e o resgate de pontos devem ser organizados?

Neste contexto, a Vórtice assume o papel de tratar os acúmulos de pontos do consumidor, oferecendo as ferramentas de comunicação e a interface necessárias para que ele seja informado e, por consequência, estimulado a realizar a troca de pontos e acumular mais para resgates futuros.

O aplicativo e o Portal de Fidelidade da Vórtice são grandes aliados nessa empreitada.

Retorno — como fazer com que o cliente compre mais e mais vezes?

Uma das ferramentas que a Vórtice oferece para vencer esse desafio é a análise de dados, que permite a mensuração da performance das ações realizadas, hábitos de consumo e meios para planejar campanhas direcionadas.

O que dá suporte a essas atividades é a integração da plataforma da Vórtice com Business Intelligence e o envio de e-mail marketing.

Fidelizar — como investir precisamente em campanhas?

A Vórtice proporciona os recursos necessários para direcionar as ofertas personalizadas com uma frequência maior de contato com o cliente e menores custos, já que é possível reduzir o investimento em mídias de massa com o decorrer do tempo.

Continuidade do programa — como identificar pontos de melhoria e agir sobre eles?

A equipe de especialistas em relacionamento com o cliente da Vórtice acompanha o desenvolvimento dos projetos por meio do monitoramento de desempenho e visitas periódicas.

Como você pôde conferir, é fundamental conhecer os desafios de implementar um programa de fidelidade, pois esse é o melhor caminho para superá-los e estabelecer ótimas relações comerciais com seus clientes.

Ainda existe alguma dúvida sobre como vencer os desafios de implementar um programa de fidelidade no varejo? Quer saber mais sobre como podemos ajudar? Então entre em contato conosco para descobrir!