Diante da competitividade do mercado muitas empresas investem altos valores em marketing para atrair novos clientes. Essa é uma atitude excelente desde que não sejam deixados para trás os clientes que você já possui.

Sabe o motivo dessa ressalva? Manter um cliente satisfeito sai mais barato que ganhar novos. Ele passa uma imagem favorável ao mercado e sempre que tiver a oportunidade voltará a fechar negócios com a sua empresa.

Mas reter clientes dessa maneira exigirá que você e sua equipe usem boas estratégias de marketing. Com isso, surge a seguinte pergunta: já ouviu ou mesmo pensou em usar o onboarding na fidelização de clientes?

Investir nessa técnica aumenta suas vendas e conquista os consumidores. Quer entender um pouco mais sobre ela e aprender como aplicá-la no seu dia a dia? Continue lendo este post que você não vai se arrepender!

Entenda o que é onboarding

Você como consumidor já se sentiu frustrado ao comprar um produto que não funcionava como o esperado? A verdade é que todos nós temos um objetivo ao adquirir alguma coisa.

A técnica do onboarding consiste em saber aonde o cliente espera chegar e ajudá-lo a atingir as expectativas que tem com o seu produto ou serviço.

Onboarding traduzido do inglês é literalmente “embarcar”. Aplicando esse termo à técnica de fidelizar os clientes, temos a ideia de que vamos nos unir ao cliente ajudá-lo a conseguir o melhor resultado possível.

Saiba como o processo de onboarding funciona

Agora que você já entendeu que o onboarding é fundamentado em ajudar o cliente a ter o melhor resultado com o que ele comprou da sua empresa, é hora de entender como esse processo funciona.

Procure se lembrar que o cliente precisa de um amparo para dar os primeiros passos na direção daquilo que você ofereceu para ele. Então estabeleça uma boa relação e entenda as suas necessidades.

Logo após isso, você deve sempre demonstrar preocupação sobre a experiência com o produto e não deixar que ele se vire para aprender a usar o que adquiriu.

Entenda os motivos para usar o onboarding na fidelização de clientes

Entender o que é o onboarding e como ele funciona já o torna atrativo para um time de marketing. No entanto, você ainda pode conhecer os motivos de implementar essa técnica na sua empresa.

Por isso, separamos quatro motivos para você usar o onboarding na fidelização de clientes. Veja quais são:

1. Entregar valor desde o início

O conceito de valor vai muito além de apenas o quanto ele pagou por um produto ou serviço. Está relacionado aos benefícios que adquiriu com a aquisição que fez.

No começo ele passa por uma fase de adaptação, quando ele não consegue ver todos os benefícios de ter feito negócio com você. Por meio do onboarding é possível mostrar isso desde o início.

2. Estabelecer confiança

Um cliente que não confia na qualidade dos serviços da sua empresa dificilmente se sentirá confortável em fechar negócio com você novamente. Por isso, estabelecer uma boa relação entre vocês é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Quando o cliente perceber a sua preocupação em ajudá-lo, ele provavelmente passará a confiar mais em sua equipe e futuramente vai procurá-los para fazer negócios novamente.

3. Preparar o caminho para o sucesso do cliente

Uma pessoa pode ter a melhor ferramenta de trabalho nas mãos, mas se ela não souber como fazer uso apropriado, o valor daquilo será perdido. Assim o cliente não alcança o sucesso esperado.

Quando você se preocupa com as necessidades do seu consumidor, ele sabe que está sendo preparado para o sucesso.

4. Reduzir pedidos de suporte

Quando um cliente sabe como lidar com o produto, dificilmente terá problemas para fazer aquilo que precisa. Dessa forma os seus pedidos de suporte cairão drasticamente.

Investir no onboarding e orientar o cliente desde o início vai trazer apenas benefícios para você e sua equipe.

Utilize ferramentas importantes para os processos de onboarding

Agora que você já sabe quais são os benefícios de se usar o onboarding na fidelização de clientes, chegou a hora de conhecer quais são as ferramentas que auxiliam a atender o cliente com excelência ao aplicar essa técnica.

Pensando nisso, separamos dois recursos que podem fazer toda a diferença. Que saber quais são? Confira:

1. Softwares de CRM

Fazer uso de softwares de CRM (sigla em inglês para gestão de relacionamento com o cliente) é uma excelente forma de colocar o onboarding em prática.

Junto com esses softwares, você pode empregar BI  —  Business Intelligence, ou seja, inteligência de negócios  — , método pelo qual serão coletados dados importantes para a satisfação do seu cliente. No CRM será possível armazenar todas essas informações para utilizá-las em um momento mais apropriado.

Na hora de se comunicar com consumidor você conseguirá as informações necessárias de forma rápida e segura. E isso fará toda a diferença para estabelecer uma relação de confiança entre vocês.

2. Platafomas de workflow

Plataformas de workflow fazem com que os processos internos de uma empresa sejam automatizados. Elas são de extrema importância para que nada fique para trás na hora de atender um cliente.

Na plataforma será possível verificar e separar o que cada membro da equipe deverá realizar. Assim, uma pessoa do comercial não precisará ir até a produção para saber como está o projeto do consumidor.

Além disso, ter uma resposta rápida de como anda os projetos contratados pelo cliente faz com que ele se sinta seguro para fechar negócio com você. Ou seja, essa escolha faz parte do onboarding, pois você se preocupa com a necessidade do consumidor e procura atendê-lo da melhor forma possível.

Investir nos processos de onboarding na fidelização de clientes é um excelente caminho para se destacar no mercado. Afinal, conquistar clientes satisfeitos que voltam à sua empresa é mais barato que fazer novos, garantindo de quebra que sua imagem no mercado seja positiva. Por isso, não hesite em investir nas ferramentas necessárias para agradá-los.

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