As empresas vêm buscando cada vez mais alternativas para se colocar de forma diferenciada no mercado, em especial procurando ferramentas e técnicas para lidar com a ampla gama de informações disponíveis. Nesse cenário, surge a dúvida: como um software de Business Intelligence (BI), que auxilia empresas na exploração e análise de grandes quantidades de dados, pode ajudar você a enxergar novas soluções para seu negócio?

Para responder a essa pergunta, selecionamos as melhores sugestões para que você saiba como pode obter um retorno positivo sobre seu investimento em Business Intelligence. Confira a seguir:

Obtenha respostas rápidas para questões críticas do seu negócio

Os recursos de Business Intelligence fornecem dados no momento preciso para a geração de valor em uma empresa. Em outras palavras, com um sistema de BI, sua companhia pode extrair fatos cruciais a partir de grandes quantidades de informações, em rápida velocidade.

Com acesso rápido aos seus dados de negócios, você pode usar de maneira mais eficaz seu tempo para analisar informações internas e tomar decisões. Por exemplo, um gerente de marketing pode conferir todas as tendências de seu ciclo de vendas e determinar quais vão afetar o negócio — e, assim, pode decidir um curso de ação com muito mais agilidade e eficiência.

Alinhe as atividades de negócios com a estratégia corporativa

Algumas empresas ficam expostas a grandes aumentos de custos diretos e de oportunidade quando seus colaboradores e até mesmo departamentos inteiros se concentram em coisas que não estão alinhadas com a estratégia global da organização.

Neste sentido, estabelecer métricas e indicadores de desempenho sincronizados com a estratégia corporativa, utilizando o software de Business Intelligence para promover visibilidade, traz alinhamento de atividades e resultados com os objetivos definidos.

Reduza o tempo gasto na entrada e manipulação de dados

Um sistema de Business Intelligence bem configurado pode ajudar a eliminar o tempo gasto copiando e colando dados e realizando cálculos. Isso porque, com o software de BI, seus colaboradores podem rapidamente gerar relatórios nos quais a maior parte do “trabalho pesado” já tenha sido realizado nos bastidores.

O tempo economizado na preparação desses relatórios pode ser realocado para a análise de resultados — o que leva a decisões melhores e mais rentáveis.

Utilize o Business Intelligence para obter insights sobre clientes

O Business Intelligence permite à sua empresa descobrir padrões de comportamento dos clientes, oferecendo maior clareza sobre como antecipar suas necessidades. Esse conhecimento interno pode ser transformado em lucro direto para a companhia, alavancando dados existentes sobre hábitos de consumo e mantendo consumidores valiosos.

Você também pode aplicar os insights obtidos junto ao Business Intelligence para compreender quem são seus melhores clientes, onde encontrar mais como eles e, em alguns casos, quais não devem ser priorizados. Por exemplo, no caso de não gerarem receita para o seu negócio.

Empodere seus colaboradores

Quanto mais colaboradores tiverem acesso a dados, maior será o valor que sua empresa obterá. Nesse sentido, o processo de Business Intelligence permite que sua empresa maximize o capital de informações e transforme cada colaborador em um tomador de decisões.

Municiados com dados relevantes e atualizados em tempo real, eles são capazes de tomar decisões informadas e bem fundamentadas que afetarão positivamente os resultados de negócio.

Gostou do nosso post? Quer aprofundar seus conhecimentos ainda mais? Então, baixe nosso E-book gratuito e saiba tudo sobre a integração de CRM e Business Intelligence!