Independentemente do setor de atuação, toda empresa deve desenvolver estratégias para se manter ativa no mercado, por meio de um bom plano de atração e retenção. Pensando justamente na importância da fidelização, trazemos este post com algumas orientações para fidelizar clientes no varejo de cosméticos.

Quer conhecer as principais técnicas para reter consumidores e se destacar da concorrência? Continue acompanhando este post e confira as melhores dicas!

 

fidelização
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Por que devo fidelizar clientes no varejo de cosméticos?

Para lançar um produto ou serviço no mercado, um planejamento de marketing e de publicidade deve ser feito para que os clientes da marca façam as suas primeiras aquisições. Mas será que isso garantirá o sucesso que uma empresa espera no longo prazo?

Somente a atração não assegurará o crescimento dos índices de lucratividade e a visibilidade de uma marca, sendo necessário realizar uma manutenção periódica para que as pessoas não se esqueçam dela. Confira abaixo os principais benefícios que a retenção de clientes pode trazer:

  • Recomendações da empresa feita pelos próprios compradores;

  • Maior lucratividade;

  • Destaque no mercado;

  • Ótimas parcerias;

  • Economia, uma vez que reter um consumidor custa menos do que atrair outro.

E como fazer isso?

Capriche na comunicação

Para ser assertivo na comunicação, pense para quem a mensagem é dirigida: conheça a faixa etária, as redes sociais mais usadas pelo seu público-alvo, entre outras informações que possam auxiliar na readequação do perfil comunicacional, de acordo com os interlocutores.

Ofereça um atendimento personalizado

Da mesma forma como ocorre na comunicação, o atendimento do estabelecimento deve ser singular. Pense em como o cliente deve ser recebido e tratado desde a sua entrada até a finalização de uma compra. Para melhorar esse quesito, reflita sobre as questões abaixo:

  • O clima da sua loja é agradável?

  • Os funcionários estão felizes e propensos a colaborar?

  • Os produtos estão alocados de maneira estratégica para otimizar a compra e oportunizar outras vendas?

  • Há estacionamento?

  • O atendimento é ágil?

Ao responder essas perguntas, você terá em mãos um pequeno plano de melhorias para atender com mais eficácia e qualidade.

Monitore a satisfação dos consumidores

Para saber se todas as técnicas utilizadas para fidelizar os clientes estão surtindo efeito, monitore as redes sociais e acompanhe a opinião do público sobre a marca. Mas atenção: nada de bate-boca na internet! Deixe o cliente expressar seu ponto de vista e se comprometa a rever os processos necessários para melhor atendê-lo na próxima vez.

Trabalhe com recursos de gestão integrada

Utilize ferramentas como o CRM e o BI para trabalhar de forma mais eficiente e focada nos resultados. O CRM auxiliará com a base de dados e o BI disponibilizará as informações de maneira integrada para que os gestores possam tomar decisões mais estratégicas e eficazes.

Outra solução é o Workflow, que otimiza os processos internos por meio da análise de indicadores, entre outros recursos que potencializam o trabalho das equipes.

Antecipe as necessidades do cliente

Antes de mais nada, saiba que oferecer uma entrega de qualidade não é mais do que a obrigação de uma marca; sendo assim, para se destacar da concorrência, crie soluções mais criativas e contributivas para o seu público-alvo.

Ofereça um programa de fidelidade

Ofereça descontos nos serviços não costumeiros, faça parcerias e incentive o cliente a divulgar a marca em troca de brindes. Faça uma boa gestão de relacionamento com o público e veja o negócio crescer e prosperar como nunca!

Agora que você já sabe como fidelizar clientes no varejo de cosméticos, que tal colocar todas essas dicas em prática, garantido o sucesso da sua marca em um dos setores que mais crescem no mercado?

Para ajudá-lo ainda mais, leia também as 5 dicas para melhorar a gestão de relacionamento com o cliente e saia na frente da concorrência. Até a próxima!