ticket-médio consiste no valor que cada consumidor gasta em média a cada compra realizada em seu estabelecimento comercial. Ele corresponde a uma média entre o número de clientes que gera esse valor e o montante de vendas em um determinado período.

Seu cálculo é bem simples. Basta dividir o total da receita pela quantidade vendida. No entanto, aumentar o ticket médio é uma tarefa extremamente importante, pois está diretamente ligada ao faturamento da empresa e, por consequência, à sua estabilidade no mercado.

Portanto, neste conteúdo, mostraremos algumas boas práticas para que seu negócio eleve o valor do ticket-médio. Acompanhe a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

Monitore o comportamento do consumidor

Conhecer o perfil de seu público-alvo é indispensável para que a empresa tenha as informações necessárias para desenvolver estratégias e ações de fidelização de clientes e aumentar o ticket-médio.

Afinal, quanto mais você conhece as dores e necessidades de seu cliente, maiores as chances de oferecer produtos/serviços e benefícios adequados ao seu perfil de consumo.

Sendo assim, monitorar o comportamento dos consumidores é o melhor caminho para se obter esse tipo de informação e escolher as ações com coerência.

Cadastre seus clientes

Para monitorar os clientes e conhecê-los profundamente, nada melhor do que estabelecer um cadastro com dados pessoais e a respeito de seu histórico de interações com o estabelecimento.

Uma ótima forma para realizar esse tipo de controle é implementando um programa de fidelidade, pois isso estimula os compradores a se cadastrarem no sistema da loja espontaneamente.

Tenha um programa de fidelidade

Por falar em programa de fidelidade, essa é, sem dúvidas, uma das melhores estratégias para aumentar o ticket-médio no varejo. É cada vez mais comum que os consumidores tenham preferência em fazer suas compras em estabelecimentos que ofereçam benefícios em troca de pontos por consumo.

Certamente, um programa de fidelidade pode gerar grandes oportunidades de aumentar as vendas e elevar o faturamento da empresa. Não é por coincidência que tantas marcas atuais têm investido nesse tipo de ação.

Apenas para contextualizarmos, um programa de fidelidade estimula a compra por impulso e fideliza o cliente, como o próprio termo já deixa claro.

O recurso funciona de forma bem simples: o cliente faz um cadastro na loja para se identificar a cada nova compra. O valor é registrado em um sistema de pontuação e associado ao comprador. Quando o consumidor atinge uma determinada quantidade de pontos, conquista o direito de poder trocá-los por benefícios exclusivos, brindes, descontos especiais, entre outras vantagens.

Recomende produtos/serviços complementares

Você já notou como as empresas modernas têm investido no sistema de recomendação de produtos relacionados? Pois bem, essa ação, quando realizada de forma precisa, é muito eficaz no que diz respeito ao aumento do ticket-médio.

Mas é importante ressaltar que esse é mais um motivo para que você conheça bem seu público, já que a estratégia só surtirá efeitos positivos se os produtos adicionais oferecidos estiverem adequados ao perfil de consumo do cliente.

Como você pôde conferir neste artigo, existem diversas maneiras de aumentar o ticket-médio em um estabelecimento varejista. Entre elas, oferecer um bom programa de fidelidade aos compradores pode ser uma das melhores e mais eficientes estratégias.

Existe alguma dúvida sobre como aumentar o ticket-médio que ainda não foi sanada? Você tem experiências sobre o assunto que deseja compartilhar com a gente? Então, deixe o seu comentário!