Criar experiências fantásticas para os clientes de varejo é extremamente importante para aumentar as vendas e gerar melhores resultados. Nesse contexto, a inteligência artificial pode entrar com uma aliada para otimizar as interações e garantir a excelência no atendimento.

Neste artigo, vamos explicar o que é inteligência artificial e a sua relação com a experiência do cliente no varejo. Acompanhe a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é a inteligência artificial?

Inteligência artificial é uma tecnologia já presente no dia a dia de muitas pessoas — e que promete mudar o mundo de maneira drástica nos próximos anos, por meio do desenvolvimento de novos dispositivos capazes de pensar, decidir e solucionar problemas.

Os avanços da Ciência da Computação têm possibilitado a criação de bots (máquinas) cada vez mais inteligentes, impulsionado o crescimento da tecnologia no mercado global — e o mercado de varejo também está inserido nessas mudanças que estão acontecendo e nas novidades que estão por vir.

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Qual a relação da inteligência artificial com a experiência do cliente no varejo?

A demanda por serviços de autoatendimento está cada vez maior, e isso se deve, principalmente, à influência da Geração Y nos processos de compra.

A utilização de inteligência artificial cria uma ótima experiência para o cliente de varejo, uma vez que todo processo é extremamente imersivo e intuitivo, permitindo a utilização de múltiplos pontos de contato, deixando o cliente livre para escolher a opção de interação que mais se ajuste às suas expectativas. Dessa forma, ele pode decidir o melhor canal para efetuar suas compras.

Como utilizar os bots para criar uma experiência personalizada?

Os bots permitem criar uma experiência personalizada e interativa para o consumidor de varejo, uma vez que tornam os processos mais ágeis e simplificados, evitando que o usuário precise explicar seus problemas e necessidades para várias pessoas: basta conversar com um único chatbot para ter suas questões solucionadas.

A inteligência artificial pode ajudar empresas a identificar comportamentos de clientes e promover maior engajamento através de seus contact centers.

Uma ótima forma de utilização dos bots é por meio da implementação de robôs de conversação que podem servir como agentes virtuais e supervisores.

Os bots vão substituir os agentes humanos?

Em parte, sim. Os bots podem ser utilizados para realizar tarefas menores de maneira otimizada, substituindo diversas funções. Por outro lado, os agentes humanos deverão se adaptar e se concentrar ao que realmente é importante: a interação humana para satisfação do cliente.

Esse processo de adaptação tende a criar profissionais cada vez mais capacitados e clientes satisfeitos.

Como otimizar dados para garantir excelência no atendimento e fechar vendas?

Atualmente capturamos tantos dados de clientes que fica difícil gerenciar todas as informações. Outra dificuldade é conseguir criar estratégias baseadas nesses dados, já que infinitas possibilidades são criadas.

Uma vantagem da inteligência artificial é que ela consegue aprender e adaptar-se a todas essas opções e criar um caminho para levar ao resultado final positivo: as vendas de varejo!

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