Um programa de fidelidade para padarias (ou para qualquer estabelecimento varejista) consiste em um recurso que premia clientes especiais por meio de um sistema de pontuação em que, quanto maior o volume de compras feitas por um consumidor, mais pontos ele acumula.

Então, a pontuação que o comprador atinge — computada em um cartão fidelidade ou sistema de milhas — pode ser trocada por prêmios, recompensas e benefícios proporcionados pela padaria.

Portanto, neste conteúdo, mostraremos algumas das melhores práticas para fazer um programa de fidelidade para padarias. Acompanhe a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

Defina as recompensas

O primeiro passo é definir quais serão as recompensas oferecidas pelo programa de fidelidade aos clientes da padaria. Para isso, não basta saber qual número de consumidores o estabelecimento tem.

É necessário ter uma noção mais precisa a respeito de seu perfil de consumo e de suas necessidades, pois essas informações servirão como parâmetro na hora de decidir quais recompensas serão mais atrativas para seus consumidores.

Organize o sistema de pontuação

Estratégias sérias exigem procedimentos de alta confiabilidade. Sendo assim, podemos afirmar que existem diversas formas de controlar o sistema de pontuação dos compradores com segurança e eficiência.

Como exemplo, temos os tradicionais cartões de fidelidade, nos quais, a cada compra, a padaria faz um novo registro diretamente no sistema. Desse modo, quando o cartão for completado, o cliente conquista o direito de resgatar sua recompensa.

Contudo, se o estabelecimento for muito grande ou utilizar processos complexos, pode ser necessário aderir a soluções mais tecnológicas, como os cartões magnéticos.

Além de transmitir mais credibilidade ao público, é possível personalizar os cartões com o nome da padaria e do próprio cliente. Essa ação pode parecer simples, mas tem um grande efeito psicológico capaz de fidelizar consumidores.

 

Monitore o programa de fidelidade

Implementar um programa de fidelidade para padarias é uma ótima estratégia para alavancar os resultados e consolidar a empresa no mercado, porém, é preciso fazer uma boa análise dos resultados que a ação está gerando para o negócio.

Utilize métricas de desempenho para saber o que está funcionando e o que precisa ser melhorado, lembrando que o principal indicador de sucesso de um programa de fidelidade é o aumento das vendas.

No entanto, lembre-se de que, antes de “bater o martelo” e dar um diagnóstico conclusivo, existem diversos fatores que podem estar ou não relacionados ao programa, interferindo em seu crescimento ou em sua queda.

Considere conversas com os compradores e a utilização de formulários de opiniões para obter conhecimento sobre o índice de satisfação dos clientes para conseguir feedbacks valiosos a fim de otimizar sua estratégia de fidelização.

Aumente a pontuação para clientes especiais

Uma dica extra para garantir o sucesso do programa de fidelidade de padarias é aumentar a pontuação de clientes especiais, como aqueles que pagam em dinheiro em vez de débito ou crédito.

Crie um clube de elite

Quanto mais fiel ao estabelecimento um cliente for, mais benefícios ele deve receber, não é mesmo? Afinal, esse é o tipo de ação que estimula a compra por impulso e ainda aumenta o ticket médio por compra.

Para concluirmos, lembre-se de que toda estratégia de fidelização de clientes, independentemente de ser uma programa de fidelidade para padarias ou outras ações do tipo, deve ter como principal parâmetro o equilíbrio.

Ou seja, o comprador não deve ter acesso aos prêmios com muita facilidade, mas também não deve ser um objetivo demasiadamente difícil de se alcançar a ponto de fazê-lo desistir. Certamente, essa é a dica mais valiosa para o sucesso.

Ainda existe alguma questão que você não entendeu sobre como implementar um programa de fidelidade para padarias? Quer saber mais sobre como podemos ajudar? Então, entre em contato com a gente para descobrir!