Com o mercado tão competitivo, as empresas têm buscado novas técnicas para atrair clientes, fidelizá-los, expandir o conhecimento da marca e, claro, aumentar as vendas. Porém, cada estratégia formada deve ser bem avaliada quanto à sua eficiência. Para isso, conhecer as métricas de marketing é fundamental.

Se você deseja saber mais sobre o assunto e otimizar suas campanhas, confira nosso post de hoje. Vamos mostrar as principais métricas e como utilizá-las no seu negócio.

Conheça as principais métricas de marketing

O motivo de selecionar e acompanhar os indicadores é avaliar o desempenho de cada ação tomada. Dessa forma, será possível identificar as técnicas com melhores resultados e aquelas que não estão surtindo o efeito desejado. Então, confira as principais métricas de marketing:

1. Taxa de conversão

A taxa de conversão determina exatamente a eficiência de suas ações. Ela relaciona a quantidade de oportunidades que sua empresa possui e quantas dessas oportunidades realmente foram aproveitadas.

Pensando em uma loja virtual, o cálculo da taxa de conversão se dá pela seguinte fórmula:

Taxa de conversão (%) = (número de pedidos / número de visitantes) x 100

Ou seja, cada visitante no site representa uma oportunidade de venda. Dessas, o número de pedidos é o que realmente você converteu.

Com essa métrica, podem ser feitos testes para verificar o que pode aumentar a conversão, como criar um site responsivo e intuitivo, otimizar o checkout etc.

2. ROI

O ROI — Return On Investment — é uma das métricas de marketing que demonstra o valor obtido frente ao investimento realizado. Ele é um dos principais indicadores, pois pode identificar, entre as estratégias de marketing tomadas, a que apresentou melhor resultado.

Para o cálculo, você deve levantar todo o valor investido, como anúncios pagos, criação de conteúdos etc. Veja um exemplo para ficar claro:

Sua empresa criou uma campanha no Facebook, impulsionando um post promocional que chama os clientes para visitar seu site. Esse investimento foi de R$1000,00. Com essa ação, você gerou diversos pedidos de compra, que totalizaram R$3000,00. O ROI dessa ação foi de 300%.

Em outra estratégia, você investiu menos, R$500,00. Porém, o retorno foi de R$2000,00. O ROI, então, foi de 400%.

Entre as duas estratégias, a segunda foi mais efetiva.

3. CAC

O CAC — Custo de Aquisição de Cliente — relaciona o valor necessário para buscar um novo cliente para sua marca. É um indicador extremamente importante, que também ajuda a avaliar as ações de marketing.

Para encontrar o valor, basta somar todo o investimento feito em uma determinada estratégia e dividir pelo número de novos clientes conquistados. Essa análise deve ser feita em um período de tempo determinado.

Veja um exemplo:

Sua equipe investiu R$300,00 em divulgação da marca, durante um mês. Nesse período, foram conquistados 20 novos clientes. Então, o CAC dessa estratégia foi de R$15,00. Ou seja, você investiu R$15,00 para aquisição de cada cliente.

4. Ticket médio

O ticket médio é o valor médio gasto por cada consumidor. Esse dado é essencial para avaliar se o CAC — visto no item anterior — está valendo a pena. Isso porque se o CAC for maior que o ticket médio, você está gastando mais para adquirir um cliente do que ele está, efetivamente, gastando na sua loja.

Para calcular esse indicador, basta dividir o faturamento total pelo número de pedidos concretizados — sempre em um período de tempo determinado.

Acompanhe o desempenho do seu negócio

Como vimos em nosso artigo, para acompanhar o andamento do negócio e conferir quais estratégias estão apresentando os melhores resultados, algumas métricas de marketing são essenciais.

A taxa de conversão, o ROI, o CAC e o ticket médio são algumas das métricas de marketing que podem trazer respostas e avaliações importantes. Aplique esses conceitos no seu negócio para atingir o sucesso e aumentar a lucratividade.

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