Pode ser bastante cansativo repetir as mesmas ações diariamente, fazendo tudo conforme a sua noção de melhores práticas de marketing do mercado e, ainda assim, ter surpresas no final do mês: resultados inconstantes e, às vezes, até decepcionantes.

Porém, o que você não sabe é que, talvez, o paraíso da estabilidade esteja onde você menos imagina: nos poucos clientes fiéis, e não nas centenas de pessoas que você se esforça tanto para atrair.

No artigo de hoje, você vai aprender a conquistar a tão sonhada estabilidade, entendendo como fidelizar clientes com CRM. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura do conteúdo para conferir!

 

Como a fidelização de clientes está ligada ao sucesso da empresa?

O sonho de qualquer empreendedor ou gerente de marketing é obter previsibilidade de vendas. Isto é, manter uma recorrência de vendas que proporcione um mês sem surpresas: previsibilidade é igual a faturamento estável. E a estabilidade financeira é muito desejada para que um negócio cresça de forma saudável.

O que poucos sabem, no entanto, é que a melhor forma de alcançar esse cenário ideal é investindo no relacionamento pós-venda. Clientes fiéis retornam à loja e consomem com frequência, mostrando que é uma excelente estratégia para garantir a recorrência de vendas no empreendimento.

Mas a questão é: como desenvolver uma estratégia de relacionamento com o cliente paralelamente ao trabalho diário de vendas e gestão? Você precisa de auxílio. E é sobre essa ajuda fundamental que vamos conversar hoje.

De que forma um CRM une tecnologia e inteligência em um só sistema?

O CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) nasceu para auxiliar os gestores de venda a se relacionarem melhor com seus clientes e a entenderem as especificidades do seu público-alvo.

Ao utilizar um CRM, o trabalho do gerente de marketing se torna consideravelmente mais prático e produtivo, pois ele automatiza ações importantes de forma rápida e inteligente.

Desenvolver ações de marketing para captar leads é extremamente necessário, porém, esquecer-se dos clientes atuais pode ser um tiro no pé.

Além de trazer previsibilidade de caixa e indicações por parte do consumidor conquistado, fidelizar clientes com CRM vai economizar o seu tempo — que poderá ser investido em outras ações mais produtivas.

Quais são as principais funções de um CRM?

Para que você entenda de vez todas as vantagens que a tecnologia pode trazer para o seu negócio, preparamos uma lista com algumas funcionalidades essenciais que um CRM apresenta para fidelizar clientes:

Registro automático de dados importantes sobre os seus clientes

Conhecer profundamente o seu consumidor é o primeiro passo para qualquer estratégia de sucesso, seja ela de marketing, seja ela de fidelização. Você só vai conquistar o seu público-alvo se souber exatamente quais são suas necessidades, desejos e o seu perfil de compra.

Apoiadas em um CRM, todas essas informações são registradas no sistema, e você, então, obtém um quadro amplo e detalhado do perfil dos seus clientes. Você saberá quais são aqueles que mais frequentam o seu empreendimento e solicitam informações e suporte, quais produtos são mais requisitados, entre outras informações importantes.

Tudo isso organizado em um painel de estatísticas visualmente claro e intuitivo para que você capte, instantaneamente, os dados mais relevantes para a melhora da performance da sua equipe de vendas, entrega e cuidados com o cliente.

Criação e condução de um programa de fidelidade

A partir de um projeto de CRM, você também pode oferecer benefícios e vantagens aos seus clientes mais fiéis: estamos falando do desenvolvimento de um programa de fidelidade.

Nesse programa, você pode oferecer pontos àqueles clientes que compraram um certo valor em produtos. E, ao acumular pontos, esses clientes obterão descontos em novas compras.

Essa é uma ótima forma de premiar os clientes que são fiéis ao seu empreendimento, além de passar a sensação de que você se importa com eles e de que são extremamente importantes para a empresa.

Contribuição para o marketing de conteúdo

Se a sua empresa já utiliza o marketing de conteúdo como estratégia, ou seja, disponibiliza artigos e materiais que informem o cliente a respeito de seus principais problemas e respectivas soluções, o CRM pode ajudar a alavancá-lo!

Por meio de um CRM inteligente, você vai conhecer profundamente seus clientes, como mencionado: hábitos, necessidades, problemas, desejos, interesses principais etc. Assim, a sua equipe de marketing digital poderá produzir conteúdos mais específicos e cada vez mais atraentes para o seu público-alvo.

Imagine descobrir que há algumas objeções nas vendas que podem ser solucionadas com mais informação sobre o produto que você comercializa? Você poderia direcionar a sua equipe de marketing para produzir um conteúdo que esclareça todas essas dúvidas e enviá-lo à toda a sua base de e-mails.

Isso só é possível com um CRM inteligente que vai registrar todos os pontos importantes sobre o seu cliente e ajudá-lo a conduzir o melhor relacionamento pós-venda possível. E ainda mais: sem que você precise investir muito do seu tempo nisso.

Segmentação de seus clientes e direcionamento de estratégias específicas para cada grupo

Com o CRM, você também conseguirá entender melhor os tipos de clientes que mantém e agrupá-los em diferentes categorias.

Se você conduz o marketing de uma empresa de venda de veículos, por exemplo, entende que há vários tipos de automóveis diferentes e, para cada tipo, há um público específico que se interessa por ele.

Utilizando o CRM, você poderá cadastrar os seus clientes informando, também, seus principais interesses (carro esporte, passeio, luxo etc.) e enviar a cada grupo um tipo de conteúdo de marketing diferente. Para aqueles que se interessam por carro esporte, por exemplo, envie anúncios e promoções relacionados a esse tipo de produto.

Além do envio de conteúdos, é possível criar campanhas de marketing direcionadas, a partir da situação de cada cliente, de acordo com produtos preferidos, serviços previamente contratados e outras informações que ajudem a construir campanhas direcionadas e certeiras!

A boa notícia é que, com o CRM, essas ações são rápidas e automáticas, facilitando o seu trabalho e o da sua equipe de vendas, que encontrará clientes mais preparados e informados sobre o que realmente desejam.

Como fidelizar clientes com CRM?

Agora que você entende o que é e quais são as principais funcionalidades de um CRM no contexto empresarial, mostraremos as melhores práticas de fidelização.

1.Mantenha-se disponível

Quando falamos em comunicação em compras online, é correto afirmar que o cliente se sente muito mais seguro ao encontrar um atendente humano, pois ele precisa saber que a empresa estará disponível em diversos canais, caso ele necessite de contato.

Para atender a essa expectativa dos usuários, mantenha os dados para contato, como o número do SAC, em um local de fácil visualização em seu site, além de fornecer um e-mail para contato.

2.Ofereça algo a mais

Fuja do usual e inove, oferecendo opções variadas de atendimento, como via chat e WhatsApp. Garanta também a sua presença nas redes sociais e utilize-as como canais de atendimento, respondendo às dúvidas e reclamações dos consumidores.

Quando a organização demonstra publicamente que acompanha as tendências tecnológicas, o público reconhece que a marca se preocupa em se manter atualizada sobre o mercado.

3.Cumpra com os prazos de entrega preestabelecidos

Se existe uma maneira de agregar valor à marca e fidelizar os clientes é cumprindo com os prazos de entrega adequadamente. Afinal, após passar um período de ansiedade aguardando pelo recebimento do produto, não há nada melhor do que recebê-lo conforme o combinado.

Para estipular metas realistas e conseguir cumprir com os prazos determinados, é imprescindível que você utilize os recursos de um CRM pra estruturar sua logística, agilizando ao máximo os processos de produção, preparo e distribuição.

Estude os melhores meios de entrega de acordo com o perfil de seu negócio e sua logística. Seja via Correios, seja por transportadora privada, o importante é que o cliente receba o produto dentro do prazo.

4.Invista no pós-venda

Se você ainda está se perguntando como fidelizar clientes com CRM, saiba que investir no pós-venda é um dos fatores de maior importância em todo o processo e, com o auxílio de uma ferramenta tecnológica, a tendência é que suas chances de ter uma estratégia bem-sucedida sejam ainda maiores.

O processo de venda não acaba no momento em que o consumidor fecha negócio e conclui uma compra. Na verdade, ele se estende até o momento em que a satisfação pela aquisição do produto ou serviço é garantida.

Sendo assim, é fundamental investir em meios para se certificar de que o cliente teve suas expectativas atendidas, além de oferecer todo o suporte necessário, caso surjam dúvidas depois da compra.

Ações de pós-venda bem estruturadas são capazes não apenas de fidelizar os clientes à sua marca, mas também de aumentar o ticket médio, já que é possível agregar novos produtos ou serviços, caso o consumidor tenha ficado satisfeito com sua compra.

Para concluirmos, outro aspecto importante sobre a ligação entre o pós-venda e a fidelização do cliente é que, ao demonstrar que a marca se importa, o comprador se sente valorizado. Portanto, seja sempre solícito e esteja disposto a resolver seus problemas de maneira ágil, ética e profissional.

Como você pôde conferir neste conteúdo sobre como fidelizar clientes com CRM, essa é uma ferramenta indispensável para as organizações atuais, pois garante uma posição competitiva e aumenta a produtividade do negócio. Além disso, entre os benefícios proporcionados por um CRM, podemos citar a fidelização de consumidores como um dos principais.

E aí, o que achou das dicas deste artigo? Fidelizar clientes com CRM pode ser a estratégia que faltava para alavancar o seu negócio! Quer saber mais informações interessantes para o seu crescimento profissional? Entre em contato conosco!