É muito provável que você já tenha feito uso do Cloud Computing sem ter percebido. Em algum momento você e/ou sua equipe já utilizaram ferramentas como GoogleDrive, Dropbox ou  iCloud? Caso a resposta seja “sim”, você já se encontra mergulhado nessa tecnologia. Vale destacar que pagar contas online ou postar uma foto na rede são atitudes que o tornam mais familiarizado ainda.

A computação na nuvem permite acessar arquivos, documentos e programas que não estão instalados no seu computador. E, para usufruir dela, basta ter uma conexão com a internet.

Essa realidade, praticamente palpável, faz com que as funções e o decorrer delas sejam otimizadas, com agilidade e segurança. Agora ficou fácil perceber que esse é um dos pilares do futuro da Tecnologia da Informação, não é mesmo? Para ficar por dentro do assunto, confira abaixo 4 benefícios dessa tecnologia fantástica!

1. Economia

A economia que o Cloud Computing pode gerar para sua empresa é muito tentadora. Com ele, seu negócio já começa economizando na aquisição de serviços de apoio e suporte a problemas técnicos (Helpdesks) e servidores.

Além disso, também há uma redução no tempo gasto para obter informações. Isso porque os dados poderão ser obtidos em qualquer lugar e por qualquer dispositivo disponível.

2. Segurança

Embora muitos gestores ainda acreditem que o Cloud Computing possui muitos riscos, na realidade, ele pode ser um grande aliado na proteção das informações da sua marca. Os provedores de serviços em nuvem atualizam-se constantemente com as melhores tecnologias de segurança de dados.

Para que isso ocorra, geralmente, o contrato da prestadora de serviços possui práticas e níveis de serviço que deixam as informações dos clientes mais seguras. Dentre os mais conhecidos, temos a segurança do servidor físico em nuvem, o gerenciamento de interrupções de energia e a garantia da recuperação de dados caso ocorra uma tragédia.

3. Flexibilidade

A flexibilidade da nuvem é uma das bases do Cloud Computing. Por meio dessa maleabilidade, pode-se tanto aumentar como diminuir demandas computacionais. A nuvem evita a inatividade de recursos e equipamentos e, também, retoma esses recursos rapidamente, em questão de segundos/minutos.

Esse benefício é uma “mão na roda” para quem possui um negócio que tem picos na demanda de vendas e movimento, por exemplo. Os meios disponíveis podem ser alternados com facilidade, conforme a necessidade exigida no momento.

4. Infraestrutura otimizada

Com essa tecnologia, não será preciso gastar muito dinheiro com a aquisição de hardwares, licenças de software e montagem de uma infraestrutura para o servidor físico, já que o Cloud Computing oferece um ambiente de testes, armazenamento de dados, aplicativos e demais itens/funções pela internet.

É importante frisar que a instalação dos softwares nos computadores corporativos fica a cargo do provedor do programa.

Com o Cloud Computing devidamente implantado no seu negócio, você terá uma equipe de TI completamente focada nos processos. E, provavelmente, o retorno dos investimentos dessa tecnologia será bem rápido. Esperamos que os benefícios citados neste post tenham te convencido de uma vez por todas!

E aí, o que achou do post de hoje? Agora que você já conhece os benefícios do Cloud Computing, que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais?