Quem possui um comércio virtual sabe da importância de ter um público-alvo definido. Do contrário, pode desperdiçar muitos esforços em ações mal direcionadas e sem resultados. Porém, tão importante quanto ter um público estabelecido é contar com personas da empresa: personagens que representam o perfil de cliente ideal para seu negócio. Esta representação dá mais exatidão aos processos de marketing e vendas, tornando-os mais eficazes e melhorando os resultados.

Quer ver algumas vantagens dessa prática? Nos acompanhe e saiba porque criar personas para e-commerce e como elas se diferenciam do público-alvo.

Qual é a diferença entre persona e público-alvo?

O público-alvo é uma massa generalizada, que pode deixar uma grande margem de erro para o planejamento do marketing da loja virtual. Já as personas tornam tudo mais claro, para que você saiba o que seus clientes em potencial gostam, fazem, querem ou precisam e outros aspectos fundamentais a serem explorados.

Vamos aos exemplos, utilizando a hipótese de que a sua loja virtual vende material esportivo.

Exemplo de público-alvo

  • Homens e mulheres;

  • Entre 18 e 40 anos;

  • Pessoas que moram no estado;

  • Recebem entre R$ 2 mil e R$ 10 mil mensalmente;

  • Praticam esportes todas as semanas.

Exemplo de persona

  • Nome — você pode, e deve, nomear suas personas de acordo com seus perfis;

  • Homem;

  • Mora na região metropolitana;

  • Tem 29 anos;

  • Educação: ensino superior;

  • Renda mensal: R$ 3,5 mil;

  • Solteiro;

  • Exercita-se pelos menos três vezes durante a semana e aos fins de semana. Corre, faz musculação na academia e joga futebol pelo menos uma vez por semana com os amigos. É preocupado com a saúde, tendo uma alimentação balanceada e, ao mesmo tempo, vaidoso com seu corpo.

Percebeu a diferença? E ainda há outras características podem ser obtidas e listadas.

No exemplo, criar personas para seu e-commerce ajudou a saber quais produtos podem ser vendidos, de quais valores, com qual recorrência e forneceu outras informações importantes para marketing e vendas.

Para criá-las, colha informações especialmente com seus prospects e clientes e utilize também as já adquiridas. Você pode tirar proveito das suas redes sociais e buscar dados por meio de formulários, por exemplo.

E sua empresa não precisa ter apenas uma persona. Para diferentes perfis dentro de um público-alvo geral, diferentes personas.

Quais são as vantagens de criar personas para e-commerce?

Você já deve ter percebido algumas vantagens na abordagem acima sobre as personas, mas vamos listar três agora e explicá-las como ocorrem. Confira:

1. Saber com quem a loja virtual deve se comunicar

Sabendo com quem deve falar você também planeja melhor como, sobre o quê e quando falar. Por exemplo, gerar conteúdo no blog do e-commerce para atrair um público-alvo deixa uma margem de erro grande. Já produzir para a persona que detalhamos acima é mais fácil e certeiro.

Você leu as características dela e deve imaginar que um artigo como “Conheça os melhores tênis para corrida” tem potencial para atraí-la, pois ela tem renda suficiente para pagar pelos melhores tênis, utiliza muito os tênis running e precisa comprar novos pares algumas vezes ao ano.

2. Adotar a linguagem correta para comunicação

Como falar com uma pessoa de 29 anos, com ensino superior, bom emprego e que gosta de esportes? Podemos dizer que de forma séria, que gere autoridade, mas com uma leveza respeitosa e agradável do âmbito de esporte e lazer, sem gírias.

Não adivinhamos esse tipo de linguagem: a persona que criamos nos revelou ela.

3. Explorar melhor os interesses dos clientes

Como pôde perceber, teoricamente não conseguiríamos vender equipamento de rugby para a nossa persona. Mas podemos ter resultados com tênis de corrida e futsal, chuteiras, bolas de futebol, luvas de musculação, regatas, bermudas e até luvas de MMA ou boxe.

Sabemos disso por meio de seus interesses esportivos, frequência das atividades e objetivos em relação a forma física e saúde. Então, é possível fazer as melhores abordagens e oferecer os produtos mais adequados ao perfil do cliente, otimizando as vendas. Além disso, criar personas para e-commerce auxilia na fidelização por meio de marketing direcionado e upsell com produtos específicos.

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