É difícil se manter no mercado quando tanto o cenário interno quanto o externo estão rodeados por crises político-econômicas. A incerteza, instabilidade e o aumento da concorrência exigem que a empresa passe a utilizar estratégias que antecipem tendências, aumentem a produtividade, incrementem a eficiência das operações e, principalmente, fidelizem clientes. Em outras palavras, é preciso apostar no Business Intelligence como diferencial.

O Business Intelligence (BI) tem obtido destaque no mercado por ser uma solução que permite fazer frente a inúmeros desafios, alavancando resultados e criando vantagem competitiva.

Business Intelligence como diferencial

Informação é poder! O Business Intelligence permite que a empresa crie modelos de data mining por meio da coleta de dados brutos, estruturados ou não, transformando-os em conhecimento diretamente aplicável ao negócio.

Talvez, no início de sua implantação, algumas informações pareçam desconexas. No entanto, ao fim do processo é possível acompanhar o comportamento de compra a fim de oferecer produtos e/ou serviços de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.

Sendo assim, será mais fácil definir os principais objetivos de médio e curto prazos, apoiando processos de tomada de decisões para desenvolver soluções cada vez mais inovadoras.

Em outras palavras, a utilização do Business Intelligence permite que a organização se redescubra e, principalmente, conheça melhor sua base de clientes e prospects. Com isso, é possível se destacar frente aos concorrentes e melhorar o posicionamento no mercado.

Saber o que os clientes desejam e, principalmente, otimizar os processos dentro da própria empresa podem trazer ganhos enormes para todos os envolvidos. Entre os principais diferenciais que a aplicação do Business Intelligence pode trazer à sua empresa, destacam-se:

1. Identificação do perfil consumidor

O mundo está em constante evolução e, por isso, os hábitos e comportamentos das pessoas e empresas mudam rapidamente. As inovações tecnológicas, cada vez mais acessíveis a todos, contribuem para o desenvolvimento de produtos e serviços capazes de atender satisfatoriamente às necessidades dos clientes.

A coleta de dados e informações permite que as empresas se preparem para essas mudanças e desafios. Isso porque, com os dados em mãos, é possível sempre estar um passo à frente, antevendo necessidades e demandas.

2. Objetividade e otimização dos processos

O Business Intelligence também permite que as empresas estabeleçam prioridades em longo prazo. Colocar na ponta do lápis todos os projetos e ideias, observar o momento atual da empresa e verificar quais são as necessidades do momento pode garantir que os investimentos sejam realizados adequadamente.

Essa inteligência permite, ainda, coletar dados sobre concorrência e mercado, além de verificar o que pode ser mudado nos processos, fazendo com que a empresa identifique quais são os pontos que devem ser alterados ou eliminados. Dessa forma, o negócio se fortalece ainda mais por meio da otimização de todas as suas etapas.

3. Tomada de decisões

Conhecer a realidade de uma organização, considerando informações relevantes como lucro, gastos, desempenho e clientes, garante uma melhor prevenção de riscos e auxilia os gestores a tomar decisões mais corretas e assertivas.

O Business Intelligence é um diferencial em situações de crise. O método proporciona a melhor tomada de decisões por trabalhar com dados corretos e tecnologia de ponta, tornando os processos mais assertivos. 

Utilizar o Business Intelligence como diferencial significa, desse modo, a capacidade de desbloquear integralmente todo o potencial de sua organização, acessando soluções e formas inovadoras para otimizar sua rotinas.

Gostou do post? Então, assine nossa newsletter e receba todas as nossas atualizações e novidades diretamente em seu e-mail!